10 fevereiro 2010

ANP DESCOBRE ADIÇÃO DE METANOL AO ALCOOL

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) identificou um novo tipo de adulteração no Brasil: a adição de metanol ao álcool hidratado. A reguladora não tem estimado o número de postos e distribuidoras irregulares que estão atuando nesta área e já foram autuadas.

Apesar de não atuar diretamente na regulação deste combustível - que é proveniente da madeira e está submetido à cadeia petroquímica - a ANP tomou para si a responsabilidade sobre esta adulteração.

"É um combustível que ao ser adicionado em poucas proporções ao etanol pode tornar o mesmo fatal ao ser ingerido por engano em mangueiras clandestinas de transferência de combustível, ou mesmo em contato com a pele", alertou Alan Kardec, diretor da agência.

Ele destacou que a alta dos preços do etanol nos últimos meses favoreceu a prática, já que o litro do metanol sai por R$ 0,63 enquanto o do álcool hidratado sai por R$ 1,10 por litro.

"Chegamos a registrar casos em que havia 97% de metanol em um litro identificado como de etanol", frisou o diretor. Ele não descarta a possibilidade de o metanol ser adicionado também à gasolina, embora ainda não tenham sido encontrados casos como este.

Segundo Kardec, o metanol que está servindo para adulteração vem tanto de importação como de fabricação local destinada à petroquímica. Ainda não há cálculos sobre o volume de metanol comercializado clandestinamente no País.

O Imparcial Online

Um comentário:

Diniz Neto disse...

O pior é que gente vê as notícias e nada acontece. Os mesmo e outros continuam adulterando combustíveis, ferrando com os consumidores e fica assim mesmo. Não é possível tanta impunidade.