Liderança na perspectiva e na ótica de Deus pode levar ao topo, sem porém ser o centro.
Na hierarquia dos negócios, líder é o que tem maior poder, pode através deste poder conquistar, levar vantagens, ajuntar e acima de tudo demonstrar força para conquistar os maiores degraus da liderança e da fama.
Quando se conquista pela força, pela deslealdade, sem que se leve em conta a vida e sentimentos dos menos favorecidos o resultado é frustração, vazio, dor e a sensação de que será que valeu a pena?
Muitas vidas têm se perdido na busca de grandes conquistas, se entregam em uma jornada sem volta em busca da felicidade sem considerar o aspecto de que há outros fatores que são fundamentais a felicidade, sem a qual não há líderes plenos.
Líderes muito capazes têm a tendência de acreditar em si próprio, não em Deus.
Moisés foi um dos maiores líderes da história, nos deixou o maior exemplo de liderança segundo a perspectiva de Deus e dos outros. Moisés distribuiu responsabilidades, soube compartilhar a liderança, mas acima de tudo, defendeu seu povo com a própria vida. Moisés intercedeu pelo seu povo, quando seu povo pecou contra Deus, fazendo um bezerro de ouro para adorar. Ele rogou ao Senhor para que perdoasse seu povo, caso contrário, que o Senhor riscasse seu nome do livro da vida.
Outro exemplo de líder servo foi Mardoqueu que usou humildemente seu poder e sua posição para servir aos outros, em vez de a si próprio. Este líder trabalhou para o bem de seu povo e promoveu o bem estar de todos livrando os inclusive da morte, com esta atitude Mardoqueu assumiu o segundo maior posto na escala hierárquica, depois do rei Xerxes, (Ester: 8, 9, 10).
O líder servo precisa seguir o exemplo de Jesus. Servir as pessoas que lidera.
Osvaldo Messias Machado 28/01/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário