26 janeiro 2009

NEPOTISMO/COTROLADORES

Hoje é o dia da polêmica reunião da Câmara, que poderá mudar a Lei que acabou com o nepotismo em Astorga, a outra é a respeito dos controladores. Com extinção ou mudança desta Lei vejo que o Município terá sérios problemas, além de ter que continuar pagando os salários destes funcionários, pois fizeram concurso e buscarão na justiça este direito, terá de pagar as devidas indenizações.

Veja as principais funções do controlador:
O Sistema de Controle Interno tem como objectivo promover as fiscalizações contábeis, financeiras, orçamentárias e patrimoniais, no tocante à legalidade, legitimidade e economicidade na administração dos recursos e bens públicos.
São atribuições do Sistema de Controle Interno:
Avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, bem como na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO;
Avaliar a execução dos programas constantes dos orçamentos quanto ao cumprimento das metas físicas e financeiras;
Verificar os limites e condições para realização de operações de crédito e inscrição em restos a pagar;
Verificar, periodicamente, a observância do limite da despesa total com pessoal e avaliar as medidas adotadas para o seu retorno ao respectivo limite;
Acompanhar o cumprimento dos gastos mínimos em ensino e saúde;
Acompanhar o cumprimento dos limites de gastos do Poder Legislativo Municipal;
Verificar a correta aplicação das transferências voluntárias;
Controlar a destinação de recursos para os setores público e privado;
Avaliar o montante da dívida e as condições de endividamento do Município;
Verificar os atos de gestão referentes aos procedimentos licitatórios, contratos, convênios, contratação de pessoal, inclusive obrigações previdenciárias, adiantamentos e diárias;
Revisar os balancetes mensais e prestação de contas anuais com vistas a remessa ao Tribunal de Contas do Estado;
Apreciar o relatório resumido da execução orçamentária, bem como o relatório da gestão fiscal, assinando-os;

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Machado,
Muito bom,
Esse blog está bombando! Principalmente porque não se esconde sob o manto do anonimato!
Continue assim, falando sempre de Astorga, cobrando, informando, indigando-se e elogiando, quando for o caso:
CREDIBILIDADE SE FAZ ASSIM. TODOS GANHAMOS.

Polemizar sempre é preciso.Então vamos colocar lenha fogueira:

A Prefeitura bem que deveria “apertar o cerco" contra todos que realizam lançamento irregular de esgoto ou similares nas ruas e avenidas de Astorga. O enfoque da fiscalização deve priorizar os postos e lavadores de carros. Esses lançamentos de substâncias irregulares são um dos grandes responsáveis pela poluição das águas em nossas baixadas.

Por falar nisso, e o pessoal do Gralha azul, as granjas circunvizinhas e o lago do bosque, quanto ao cheirume do cemitério, como ficam famílias que se utilizam de poços caseiros.? E as construções irregulares ali pertinho de um manancial?
Precisamos de fiscalização permanente.

Alguns supermercados de Astorga gozam a cara de nós consumidores: aproveitam a xepa do CEASA e trazem porcarias podres para serem vendidas. E os produtos vencidos e estragados nas prateleiras? Alô vigilância sanitária, o japonês não fazia nada, agora acho que vão trabalhar. Mas, será que desta vez vem um concorrente à altura para Astorga?

Falando nisso, e a feira do produtor? Nunca houve fiscalização do carlos keide. Será que desta vez o novo prefeito, preocupado com população, vai mostrar que tem que ter pulsos firmes? Para participar da feira, tem que ser produtor, mas alguns não o são. São atravessadores, apenas revendem. Quem fiscaliza os preços. Há um conluio. Todos os preços são iguais.

Anônimo disse...

Machado, podem criticar você de muita coisa.Mas ninguém lhe tira um grande mérito: o de não se esconder no anônimato. Você põe a cara prá bater. Por isso admiro muito você. As briguinhas são saudáveis...mas espeinhos fazem parte do caminho da vida.
Seu blog, o do João da Caixa e o do Haroldo são os melhores: têm credibilidade, boa exposição dos fatos, clareza nas informações e imparcialidade. Continue assim. Estaremos sempre juntos.
Cara!
Muito legal essa decolocar o papel fundamental do controlador. Tenho certeza de que muitos dos pretendentes não sabiam nem as suas funções.
Pretendentes a controladores!!!LEIAM E APRENDAM!
Um abraço. Voltarei sempre!

Anônimo disse...

Apoiado. Muito bom seu blog.
É preciso criar uma consciência crítica ao postar uma mensagem nos blogs. Um espaço muito bacana, pelo quê parabenizo a todos pela iniciativa. Vamos ser adultos e conscientes.

Quanto à atual administração, eu não concordo muito com a maioria dos atos do atual prefeito, mas temos de analisar a real situação: a máquina não pode parar, por isso - na vida - a gente tem que engolir sapos e lagartos para continuar mantendo um funcionamento básico. Não espere por até 6 meses mudanças drásticas. O prefeito Bega, com certeza, vai botar os pingos nos Is.
Quem sacaneou foi o Carlos Keide que imoralmente e "crianciçamente" lotou a prefeitura com um bonde da alegria, nomeando - indevidamente - parentes e amigos para cargos desnecessários que oneram a folha.
Bega, basta conversar, se os "presenteados", alertando-os. Se não saírem, entre com um mandado de segurança contra as nomeações, contra os concursos imorais - mesmo que estejam "dentro da lei" - pois um "alto" funcionário especialista em fraudar concurso participou ativamente e até se beneficiou com tudo isso.
Depois, um bom projeto enviado para a Câmara, extinguindo os cargos desnecessários ajudaria a resolver essa imoralidade. Ah e os concursos em que passaram 20 para a mesma vaga e todos "foram desistindo" para beneficiar os "peixinhos" do Carlos Keide? Cadeia prá todo mundo...dinheiro do contribuinte concentrando-se nas mão de poucos espertinhos da cidade...
O que ainda não podemos engolir é o grande volume de verbas desviadas da educação. Para onde foi toda essa grana que daria para reformar todas as escolas, construir mais e trocar toda a frota utilizada para transporte dos alunos.
Bega...punho firme.
Estamos com você, mas de olho!

Anônimo disse...

tem muita coisa para se falar e concertar, tem loteamento que faz 10 anos em astorga e ainda não está pronto, outros estão sendo vendidos mas não se pode contruir nada pois ainda esta no inicio, e outros nem tem prazo para acabar, e muitos já botaram o dinheiro no bolso, tai um caso para o ministério publico...é com vc Osvaldo.