Cliente ou freguês?
Na cidade de Curitiba/PR um pipoqueiro, ex-bóia fria, há 20 anos estabeleceu seu negócio para tentar uma nova oportunidade. Seu sucesso já o fez apontar na mídia nacional e, sua experiência deu-lhe alguns atributos que, na teoria vemos muito, no entanto, pouco na prática.
Quando o comprador se dirige à Pipoca do Valdir, cujo nome do proprietário rendeu o nome do negócio, ele é classificado como cliente ou como freguês. Cliente é aquele comprador que vem exporadicamente. Já o freguês, é aquele que vem todos os dias.
O pipoqueiro relata que faz esta classificação pois apesar do cliente consumir a sua pipoca é o freguês que dá sustento ao seu negócio afinal, ao longo de 15 anos, lhe proporciona uma receita próxima de R$8.000,00, considerando o valor do pacote de pipoca a R$1,50, sendo vendido todos os dias da semana. Assim, quanto mais fregueses e menos clientes, melhor para o negócio do Sr. Valdir.
Para manter seus fregueses ele implementou várias ações como, por exemplo, o cartão fidelidade que, na compra de cinco pacotes de pipoca, o sexto é de graça.
Uma reflexão:
Este modelo deve fomentar discussões a respeito de como os negócios estão se posicionando frente ao seu comprador atualmente. Várias empresas aderiram à moda do “foco no cliente”, no entanto, muitas dificuldades são encontradas no momento de utilizar seus serviços ou adquir seus produtos.
As dificuldades começam na simples expressão facial dos atendentes. Afinal, deve ser muito ruim ter que atender alguém, não é? Melhor se estivesse desempregado ou na praia, sem ter o que fazer, certo?
Outra dificuldade percebida é a resistência dos proprietários para desenvolver ações que visem facilitar ou agradar ao seu cliente. Na verdade, muito foco mas, pouca ação.
Um desafio:
Se você é proprietário, faça uma reflexão a respeito de como o seu negócio está se posicionando frente aos seus clientes ou fregueses. Reflita sobre o que mais você pode fazer por aqueles que dão preferência aos seus serviços ou produtos. Afinal, são eles que lhe proporcionam a posição de ser um empresário bem sucedido ou não!
Já, se você é consumidor, avalie os serviços que você utiliza, avalie os produtos que você compra. Faça sempre a pergunta: Será que estão me tratando como cliente ou como freguês? E opte, é claro, por aquela empresa que melhor lhe atender e queira ter você como freguês.
Obs.: Acesse o site da Pipoca do Valdir: www.pipocadovaldir.com.br
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