20 dezembro 2006

LULA 3

Reinaldo Azevedo:

Foi aberta uma brecha para o 3º mandato de Lula
Leiam texto da Agência Senado. Volto em seguida:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá realizar, durante as eleições municipais ou em data que achar conveniente, plebiscito para consultar a população sobre o fim do voto eleitoral obrigatório, a adoção do financiamento público de campanha e a reeleição dos chefes do Poder Executivo. É o que prevê o substitutivo ao Projeto de Decreto Legislativo 1.494/04, aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (20). - Se o Congresso não consegue decidir nas propostas que dizem respeito a estes temas, vamos devolvê-las à população para que se pronuncie - disse o autor da proposta, senador Gerson Camata (PMDB-ES).
A data para a consulta será fixada de acordo com decisão do TSE, mas será obrigatoriamente definida em no máximo um ano após a aprovação da matéria. Outro tema proposto para a consulta pelo relator, senador Jefferson Péres (PDT-AM) - a redução da maioridade penal - não obteve consenso entre os parlamentares e, por esse motivo, será analisado por meio de destaque durante a votação em Plenário, que ocorrerá somente na próxima legislatura.”

Voltei.

Acabo de falar com um grande especialista nas matérias acima. Não é delírio: está aberto o caminho para Lula III — isso mesmo, o terceiro mandato de Lula. Isso está no texto aprovado? Não! Mas pode ser perfeitamente acrescentado por um acordo de lideranças. Vão dizer, evidentemente, que isso é delírio, mas não é.

Jefferson Péres (PDT-AM) é um bom homem. Mas tem um pé no esquerdismo light. Ora, se a consulta direta ao povo é sempre útil e se este povo é soberano, por que não ouvi-lo sobre se Lula merece ou não ser submetido a novo escrutínio popular? É rigorosamente a trilha que foi aberta na Venezuela, entenderam? Lá, Chávez, na aparência, sempre respeitou os ritos democráticos.

Constituição
Escrevi certa feita, para escândalo da esquerda, que também o povo é escravo da Constituição. Discutia-se, então, se era ou não viável encaminhar o processo de impeachment de Lula. Foi por ocasião da revelação de Duda Mendonça de que houvera recebido dinheiro no exterior como pagamento pela campanha presidencial do PT. “Ah, o povo não quer”. O povo também está subordinado às leis. Se não quer, tem de querer. Anotem: se essa tolice proposta por Gerson Camata (PMDB-ES) e relatada por Péres prosperar, estará aberto o caminho para um terceiro mandato de Lula.

A grande mídia praticamente ignorou o caso. Deveria ficar mais atenta. Especialmente num tempo em que o Congresso desce aos infernos.

Nenhum comentário: