19 dezembro 2006

COLUNA

Minha Coluna no Paraná Jornal de 20/12

GUARACI
A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) divulgou o ranking nacional do IRFS (Índice de Responsabilidade Fiscal, Social de Gestão dos Municípios).
O IRFS é dividido em três sub-índices: fiscal (IRFS-F), gestão (IRFS-G) e social (IRFS-S).
Guaraci conquistou duas honrosas colocações: o 4º lugar do ranking nacional e 1º do ranking estadual no IRFS-S, onde são avaliadas as informações relativas à saúde e educação. Nele, são considerados os gastos com ações de saúde e saneamento básico, a cobertura vacinal, a taxa de mortalidade infantil e os números de atendimentos; na educação são avaliados os gastos, a taxa de matrícula na rede municipal, a taxa de abandono escolar e o índice de professores municipais com curso superior.
Parabéns prefeito Sidnei Dezoti! É isso que o povo espera de um prefeito: trabalho, dedicação e resultado.

AGRICULTURA
Um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostra que a estimativa de apoio ao agricultor do Japão é de 58% do PIB agrícola, a União Européia de 34%, o Canadá 22%, os Estados Unidos 17% e no Brasil não chega a 3% do PIB agrícola nacional, acima apenas da Nova Zelândia.

FRASES DA SEMANA e notas
"A frase é típica do camaleonismo do presidente, que diz o que cada platéia quer ouvir, mas é um sinal de indigência cultural." Francisco de Oliveira, 73 anos, sociólogo, fundador e dissidente do PT Lula prega a "praga do populismo" e onde quer que vá, o que quer, é só agradar.
E como não gosta de ler, não deve conhecer a sábia frase: “Eu não sei qual é a chave para o sucesso, mas sei qual é a chave para o fracasso. A chave para o fracasso consiste na tentativa de agradar a todo mundo.”
Pior que nesse caso, o fracasso é coletivo: é meu, é seu, é do Brasil."A ineficiência do governo é por terra, mar e ar." Geraldo Alckmin, ainda em campanhaO tucano, confirmando o presente e prevendo o futuro.
Não há explicação para a inércia do governo Lula frente a um problema tão sério como esse do tráfego aéreo. O que há por trás disso?
"O Waldir Pires me disse que é necessário muita fé e que é preciso rezar um pouco para que tudo dê certo."Augusto Nardes, ministro do TCU, depois de conversar com o ministro da Defesa sobre as perspectivas do caos aéreo nas festas de fim de anoQuem precisa rezar é o povo brasileiro, para que Lula pelo menos, monte um governo eficiente e responsável.

PERGUNTAS CRETINAS
- A senhora está triste com a morte de seu filho?
- Está doendo muito? (para o acidentado que está gritando de dor)
- Feliz com a vitória? (para o técnico do time que acaba de ganhar o campeonato)
- Qual é a sua maior esperança? (para a mãe que procura um filho desaparecido)
- Vão jogar água? (aos bombeiros que chegam para apagar um incêndio)

REFLEXÃO
"Valorize e aprecie tudo o que você tem e tudo que você é, não importa quão modesto e insignificante possa parecer, pois tudo o que você tem é tudo o que você precisa para ser o que você deseja ser." Parker Mills

Nenhum comentário: