11 dezembro 2006

FIQUE DE OLHO


VOTAÇÃO DE PEC's
Está marcada para esta terça-feira (12) na Câmara dos Deputados, a votação em segundo turno da PEC que acaba com o voto secreto no Congresso Nacional, e da PEC que aumenta de 70 para 75 anos a idade mínima para aposentadoria compulsória no serviço público.

RESTOS DE CAMPANHA
Apesar de ter recebido cerca de R$ 10 milhões de empresas ligadas à concessionárias públicas para sua campanha à reeleição, o presidente Lula deverá ter suas contas aprovadas "com ressalvas" pelo TSE.
O setor técnico do Tribunal, mesmo com a explicação do PT, recomendou a rejeição.
Sem a aprovação das contas, Lula não poderá ser diplomado.
Ora, se há suspeitas, por que não apurar para então aprovar definitivamente?

EM BUSCA DE UNIÃO?
Mesmo sem liderar o próprio Partido (que contrariando seu pedido lançou candidatura à presidência da Câmara), Lula insiste no tal "Conselho Político" e se reunirá com os 8 Partidos da coalização: PMDB, PTB, PP,PSB, PDT, PR (ex PL), PRB, PC do B. Com isso, o presidente pretende unir (ou distribuir?) os Partidos ao redor do seu governo.

CPI DAS SANGUESSUGAS
Finalmente o relatório final da CPI das Sanguessugas será conhecido. Mas, não deverá trazer nenhuma novidade. Afinal, a CPI basicamente já cumpriu seu papel quando enviou aos Conselhos de Ética da Câmara e do Senado os nomes dos parlamentares suspeitos.

COMISSÃO
O Senado criou uma Comissão para acompanhar a crise aérea. O primeiro encontro será com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno.

ELEIÇÕES
As eleições no Congresso prometem agitar a semana.
No Senado, Renan Calheiros (PMDB) está tranquilo, pois corre atrás da sua reeleição sem adversário declarado. E espera apenas a formalização de apoio do PDT, já que a maior parte do PSDB tende a votar nele.
Na Câmara a coisa já é mais confusa. Aldo Rebelo (PC do B), o atual presidente, era o favorito até o PT, inesperadamente, lançar Arlindo Chinaglia. A briga é feia.

Nenhum comentário: