11 dezembro 2006

FÁBULA DE MILLÔR

O Homem que Dormiu no Ponto
À maneira dos... mongóis

Qian-Qnei, voltando de madrugada, depois de um mês de viagem, teve que bater violentamente na porta de casa até que a mulher o atendesse.

Caindo de cansaço, e irritado pela aparente desatenção, o homem esculhambou a mulher e, apesar de morto de fome, resolveu se deitar sem comer. A mulher, também zangada, virou pro lado na cama e, quando ele acendeu a luz, gritou: "Apaga essa porcaria que eu quero dormir!".

O homem apagou mas, apesar do escuro, viu a ponta de dois tamancos holandeses, vermelhos, aparecendo suspeitamente embaixo da cama. Envenenado de ódio, sentiu o sangue lhe subir à cabeça, pegou silenciosamente sua cimitarra, pronto para um ato de violência, quando se lembrou da lição existencial de seu mestre de filosofia, Ku-En-Puí: "Pense dez vezes e meia antes de uma ação que possa ser fatal".

Qian-Qnei se acalmou ao lembrar o conselho e refletiu lá consigo próprio: "Dormirei um sono tranqüilo, e amanhã, mais calmo, ajusto contas com meu amargo destino". Mas, assim que Qian-Qne dormiu e começou a roncar, a mulher, sabiamente, trocou o par de tamancos vermelhos que o amante holandês tinha abandonado no pavor da fuga, e botou no seu lugar um par de borzeguins dourados, do marido.

"Ah!", exclamou Qian-Qnie alegremente, ao acordar de manhã. "Extraordinário! Bastou passar a raiva, pra que eu visse melhor. Como é que eu fui confundir meus melhores borzeguins dourados com um par de tamancos vermelhos? Devia estar mesmo muito fora de mim. Se agisse precipitadamente, ontem à noite, teria ficado completamente ridicularizado diante de minha querida mulher".

MORAL: DEVEMOS SEMPRE AGIR ÀS CLARAS.


Nenhum comentário: