08 fevereiro 2009

VIÉS

Viés é um termo usado em estatística para expressar o erro sistemático ou tendenciosidade.
Por extensão de sentido usa-se a palavra viés para designar qualquer comentário ou análise que seja tendenciosa, isto é, que não respeite os princípios da imparcialidade.
Um veículo de comunicação que tenha credibilidade, jamais deve informar com tendência a conduzir a notícia para a visão ideológica ou preferência do jornalista. Todo órgão de imprensa deve primar por informar a notícia sem viés, para que o leitor tire suas próprias conclusões. O que é dar uma notícia com viés... É dar a notícia e conduzi-la a um enfoque de tendência pessoal, dar a opinião própria do jornalista, este tipo de jornalismo não merece crédito, a notícia deve trazer os fatos, não opinião própria, sempre transmitir notícias calçadas em fatos comprovados, sempre indicando a fonte para que o leitor possa tirar a limpo se assim o quiser, esse é o princípio básico do jornalismo.
Quando a notícia é transmitida, seja através da imprensa escrita ou falada, e aquele que a transmite coloca um viés pessoal, ou de conotação ideológica no sentido de influenciar aquele que está recebendo a notícia, ela deixa de ser notícia e passa ser uma manipulação dos fatos. Fatos noticiados com veracidade, com fontes concretas não é perseguição, é informação que a sociedade precisa saber e ela é que deve tirar as conclusões, quem não deve não precisa ter receio, pois toda notícia que não tiver sustentação quanto à fonte pode e deve ser questionada judicialmente, e aquele que for ofendido certamente terra êxito em receber boas indenizações, por danos morais, calúnia, injúria, difamação. Primar pela verdade é jamais omitir os de noticiar os fatos sem viés, sem distinção de classe social, raça, cor e situação econômica, levando notícia que a cidade quer ver.
Acreditamos na força da verdade, acreditamos na qualidade, acreditamos que uma cidade se constrói com o discernimento das pessoas em distinguir, os que têm credibilidade, dos que enganam, dos que esclarecem os fatos, dos que encobrem.

Nenhum comentário: