07 fevereiro 2009

PARANÁ VAI BANCAR ALUNOS PARAGUAIOS

Governador garante vagas para jovens paraguaios em colégios agrícolas do PR. Pois é, podem acreditar! Vagas que poderiam ser de filhos de trabalhadores paranaenses são oferecidas para filhos de trabalhadores do Paraguai. Não pude deixar de fazer um paralelo com uma acontecimento recente, será que Requião quer ser presidente do Paraguai às custas do Paraná?

O governador Roberto Requião e a secretária estadual de Educação, Yvelize Arco Verde, receberam nesta sexta-feira (6), em Foz do Iguaçu, os 81 alunos paraguaios, acompanhados de seus familiares, que a partir de segunda-feira (9) passam a freqüentar as aulas do curso do ensino médio integrado com o curso técnico em agropecuária em 11 dos 19 colégios agrícolas estaduais do Paraná. “Hoje os recebo aqui para que passem a freqüentar cursos de técnico agrícola nas melhores escolas do Brasil”, disse Requião.
Pais agradecem a Requião pela oportunidade oferecida aos filhos
Despesas com estudo e alojamento serão custeadas pelo Governo do Paraná

4 comentários:

Anônimo disse...

Quem faz críticas a essa ajuda, nunca ouviu falar da Guera do Paraguai, que era o país mais desenvolvido da América Latina, com a ajuda de missionários, tinha uma indústria mais forte que todos os outros países da América Latina e melhor nível de estudo, com maior nível de alfabetizados, e isso incomodou a Inglaterra que incitou três países ingênuos à época: Brasil, Argentina e Uruguai para guerrear contra o Paraguai> Essa guerra foi uma das mais covardes da história da humanidade, após seu fim, restaram no Paraguai, apenas mulheres e crianças, e eles perderam cerda de metade de seu território, parte do Mato grosso do Sul, e do Paraná para o Brasil.Por mais que façamos para o Paraguai, que nunca mais se recuperou economicamente, nunca pagaremos o mal que lhes fizemos.

JOAO CARLOS PASSARI disse...

Osvaldo, isso é normal.
Quantos brasileiros estão em diversos países estudando, e não significa que estão tomando vaga de ninguém. Exemplo: tem muito filho de riquinho que não consegue passar em vestibular aqui no Brasil, e que se forma em universidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, e depois voltam a exercem a profissão normalmente aqui no Brasil.

Em Portugal está infestado de dentistas brasileiro. É assim mesmo essa tal de globalização...

Osvaldo Messias Machado disse...

Quanto ao que aconteceu com o Paraguai, ter sido arrasado pelo Brasil, fazemos algumas reflexões: por que o Paraguai não se recuperou até hoje? Isto é culpa do Brasil? O Japão também foi destruído na segunda guerra mundial! A Alemanha também, no entanto devido às suas culturas e dedicação dos seus povos esses países se tornaram potências mundiais, fizeram da destruição o combustível para a motivação.
Com a construção da Itaipu, o Paraguai passou a ser um dos poucos países do mundo, que nos próximos 40 anos, não terra problema com energia elétrica, ou seja, é auto suficiente, além de ter recebido até agora mais de 4 bilhões em royalties e excedente de energia vendido para o Brasil, isto sem ter investido nada.
Outro ponto é que o Paraguai se tornou um grande produtor de soja , isto graças aos brasileiros, hoje chamados de brasiguaios que foram para lá e fizeram daquele país um importante exportador mundial de soja, estes mesmos brasileiros que lá estão e têm contribuído significativamente para mudança da economia do país, vêm sofrendo constantes ameaças de expulsão das terras, até suas famílias estão sendo ameaçadas já houve varias mortes e perseguição a brasileiros, que foram os únicos responsáveis pela terras colonizadas e transformadas em terras produtivas, assim como os europeus e japoneses fizeram com o Brasil.
Sou contra o custeio de alunos paraguaios pela Paraná sem ter contrapartida daquele governo, enquanto custeamos alunos de outro país, quantos filhos de agricultores pobres que mal faz para sua subsistência não tem a mesma sorte? É o mesmo que um pai de família que deixa de atender seus filhos para atender o do vizinho porque no passado seu bisavô foi injusto com o bisavô do pai do filho do vizinho.
Se não tivéssemos agricultores pobres, se tivéssemos um programa estadual que custeasse o estudo de nossos pequenos agricultores que mal fazem para comer certamente não seria contra.
Quanto aos estudantes brasileiros que estudam em outros paiíes, seus custos não são bancados por estes países, mas sim pelas famílias.
A respeito da anomalia que há no país de filhos de pais ricos ser maioria nas universidades públicas é outro problema que também precisa ser revisto, mas por isso não podemos criar outro problema fazendo dos brasileiros que são desiguais ainda mais desiguais em detrimento de outro.

Anônimo disse...

para min todo dinheiroaplicado em educação,é muito bem empregado, nãoimporta a nacionalidade do estudante, acredito que um dia teremos nações empenhadas em educar nossos filhos, para termos enfim uma patria...educação tem que ser para todos.