29 junho 2008

SINOPSES DE REVISTAS

VEJA

Petróleo - Por que o preço está tão alto

Corrupção - A empresa que subornava conselheiros e juízes

Entrevista: Gilberto Carvalho - A sombra de Lula - O chefe-de-gabinete fala dos bastidores do governo, das crises e do dia em que o presidente pensou em mudar a economia

A empresa que subornava conselheiros e juízes

Entrevista: Gilberto Carvalho - A sombra de Lula - O chefe-de-gabinete fala dos bastidores do governo, das crises e do dia em que o presidente pensou em mudar a economia. (págs. 11 a 15)

Ponto de vista - Claudio de Moura Castro - O Senai na mira do governo - "É um risco trocar um operador historicamente bem-sucedido pela ingerência de outro com folha corrida muito mais incerta. Arriscamo-nos a passar de cavalo para burro". (pág. 20)

Compraram o Tribunal- Documentos revelam que conselheiros do TCE do Rio de Janeiro vendiam decisões a prefeituras. (Capa e págs. 62 a 65)

Caça aos "Fichas-sujas" - O DEM decidiu rejeitar a candidatura de acusados de delitos graves. O que os outros partidos estão esperando? (págs. 66 e 67)

Entre bicadas e beijos - Depois de quatro meses de impasse, Alckmin consegue demover resistências e é sagrado candidato tucano à prefeitura de São Paulo. (págs. 68 e 69)

O misterioso RJ - Polícia suspeita de ligações do senador Romero Jucá com a quadrilha da Gautama. (págs. 70 e 71)

Mentira tem asas curtas - Sobram indícios de que o advogado Roberto Teixeira fez tráfico de influência. E agora ele admite, finalmente, ter recebido 5 milhões de dólares para atuar no caso Varig. E esse valor pode subir ainda mais. (págs. 72 a 74)

O petróleo nunca mais será barato - Uma conjunção de fatores empurra o preço do combustível par aum novo patamar. (Capa e págs. 76 a 78)

A revolucionária discreta - Ruth Cardoso deixa um legado precioso na política social brasileira. (pág. 88)

Diogo Mainardi - O flanelinha dos ares - "Em 22 de agosto de 2006, Roberto Teixeira foi recebido no Palácio do Planalto. Perguntei por que a Varig teria pago as suas despesas da viagem a Brasília. Ele respondeu candidamente que "aproveitava as idas aos tribunais e passava no Planalto' ". (pág 133)

Roberto Pompeu de Toledo - Primeira-dama - "Na morte, ficou claro que a admiração e o respeito por Ruth Cardoso eram uma unanimidade". (pág. 142)

------------------------------------------------------------------------------------


Época

Exclusivo: Ustra, o coronel que comandou o principal centro de torturas do regime militar, tenta se defender
Dá para perdoá-lo? - Em sua casa em Brasília, o coronel Brilhante Ustra, símbolo da violência da ditadura, tenta defender-se daqueles que querem levá-lo ao banco dos réus. (Capa e págs. 38 a 44)

Um "milagre" e três mortos - Como o projeto que favorece o ex-bispo Marcelo Crivella, no Rio, recebeu verba do Ministério das Cidades sem aprovação do Senado - e causou uma tragédia. (págs. 46 a 48)

Balcão de sentenças - O ex-ministro do Supremo Carlos Velloso é chamado para depor na polícia num caso de compra de decisões judiciais. (págs. 50 a 52)

A campeã da impopularidade - Por que o governo de Ana Júlica Carepa, no Pará, registra as piores taxas de aprovação do país. (págs. 54 e 55)

Cota para os amigos - O Ministério Público quer fechar um curso de Direito exclusivo para assentados rurais e pequenso produtores. (pág. 56)

Eles podem concorrer? - O movimento de veto a candidatos com ficha suja ganha força nos tribunais e na sociedade. (pág. 57)

O homem-bomba dos pampas - Quem é Paulo Feijó, o vice-governador do Rio Grande do Sul, um neófito em política e de idéias ultraliberais, que arrastou o governo de Yeda Crusius para sua maior crise. (págs. 60 e 61)

Nossa política - Ricardo Amaral - O lulismo está aí e desafia os partidos - "A liderança do presidente está associada a políticas sociais, diz uma pesquisa feita pelo PT". (pág. 62)

Entrevista - José Goldemberg - "O Brasil nã precisa de energia nuclear" - O físico que ganhou o Nobel do Meio Ambiente critica o governo por ampliar o programa atômico. (págs. 80 a 82)

A primeira-dama da República - No difícil papel de mulher do presidente, a professora Ruth Cardoso foi discreta, independente e repúblicana. Deixou um legado inovador nas políticas sociais. (págs. 150 a 152)

O avião brasileiro de Hugo Chávez - O projeto armamentista da Venezuela inclui um monomotor do Brasil e submarinos da Rússia. (págs. 156 a 158)

Nossa antena - Ruth de Aquino - Quando todos só cumprem ordens - "A evasão de responsabilidade reúne o coronel da tortura, os soldados no morro, senadores, delegados, ministros e o governador". (págs. 186)

Exclusivo: Ustra, o coronel que comandou o principal centro de torturas do regime militar, tenta se defender

Dá para perdoá-lo? - Em sua casa em Brasília, o coronel Brilhante Ustra, símbolo da violência da ditadura, tenta defender-se daqueles que querem levá-lo ao banco dos réus. (Capa e págs. 38 a 44)

Um "milagre" e três mortos - Com o projeto que favorece o ex-bispo Marcelo Crivella, no Rio, recebeu verba do Ministério das Cidades sem aprovação do Senado - e causou uma tragédia. (págs. 46 a 48)

Balcão de sentenças - O ex-ministro do Supremo Carlos Velloso e chamado para depor na polícia num caso de compra de decisões judiciais. (págs. 50 a 52)

A campeã da impopularidade - Por que o governo de Ana Júlia Carepa, no Pará, registra as piores taxas de aprovação do país. (págs. 54 e 55)

Cota para os amigos - O Ministério Público quer fechar um curso de Direito exclusivo para assentados rurais e pequenos produtores. (pág. 56)

Eles podem concorrer? O movimento de veto a candidatos com ficha suja ganha força nos tribunais ena sociedade. (pág. 57)

O homem-bomba dos pampas - Quem é Paulo Feijó, o vice-governador do Rio Grande do Sul, um neófito em política e de idéias ultraliberais, que arrastou o governo de Yeda Crusius para sua maior crise. (págs. 60 e 61)

Entrevista: Ricardo Amaral - O lulismo esta´aí e desafia os partidos - "A liderança do presidente está associada a políticas sociais, diz uma pesquisa feita pelo PT". (pág. 62)

Entrevista: José Goldemberg - "O Brasil não precisa de energia nuclear" - O físico que ganhou o Nobel do Meio Ambiente critica o governo por ampliar o programa atômico. (págs. 80 a 82)

A primeira-dama da República - No difícil papel de mulher do presidente, a professora Ruth Cardoso foi discreta, independente e republicana. Deixou um legado inovador nas políticas sociais. (págs. 150 a 152)

O avião brasileiro de Hugo Chávez - O projeto armamentista da Venezuela inclui um monomotor do Brasil e submarinos da Rússia. (págs. 156 a 158)

Nossa antena - Ruth de Aquino - Quando todos só cumprem ordens - "A evasão de responsabilidade reúne o coronel da tortura, os soldados no morro, senadores, delegados, ministros e governador". (pág. 186)

------------------------------------------------------------------------------------


ISTOÉ

Márcio Fortes diz que não tem como controlar verba

Inflação: o governo aciona o alerta vermelho contra o dragão

Beber e dirigir
A lei brasileira se torna uma das mais duras no mundo e exige completa mudança de hábitos. Até que ponto esse radicalismo vai resolver os abusos no trânsito?

Entrevista: Carlos Lessa - "O Brasil não vai escapar da inflação" - Ex-presidente do BNDES critica estratégia do governo para enfrentar alta do petróleo, mas elogia biocombustível. (págs. 4 a 7)

A campanha do telhado de vidro - Os problemas do trânsito inauguram a disputa eleitoral em São Paulo e os quatro principais candidatos têm de explicar por que pouco fizeram quando passaram pelo governo. (págs. 38 a 41)

O buraco do PAC - Ministério das Cidades é alvo de devassa pela PF por causa de projetos fraudulentos. E o ministro Márcio Fortes admite que não tem como controlar funcionários corruptos. (Capa e págs. 42 a 44)

Leonardo Attuch - A oportunidade do ano - "Dois filhos de Lula criaram uma consultoria num imóvel de Roberto Teixeira. O que será que pretendem vender?" (pág. 44)

Lindberg denunciado - Ministério Público acusa prefeito de Nova Iguaçu de fraude e ele pode perder o mandato. (pág. 45)

Adeus, dona Ruth - A antropóloga e ex-primeira-dama que criou o Comunidae Solidária morre de infarto. (págs. 47 a 48)

Pública ou oficial? - Seis meses depois de ir ao ar, TV Brasil tem pouca audiência e é acusada de chapa-branca. (pág. 50)

O último dos autênticos - Exemplo de conduta ética, o senador Pedro Simon é hoje um político isolado e diz que não deixa o PMDB porque não tem para onde ir. (págs. 52 e 53)

Internet rápida nas escolas - Governo faz acordo com telefônicas e banda larga já funciona nas salas de aula. (págs. 60 e 61)

Beber e dirigir agora dá cadeia - Nova lei que prevê até prisão para quem guiar após ingerir álcool, tenta mudar as alarmantes estatísticas de acidentes e causa polêmica por sua rigidez, resta saber se a fiscalização será eficiente. (Capa e págs. 76 a 81)

Bom para eles, ruim para nós? - Ligado ao lobby do etanol de milho, Barack Obama quer manter subsídios. John McCain prefere o etanol de cana brasileiro. (págs. 94 e 95)

Alerta vermelho - Índices de inflação sobem acima do previsto e colocam em xeque a idéia de que apenas o aumento de juros será suficiente para derrubá-la. (Capa e págs. 96 e 97)

Última Palavra - José Márcio Camargo - Bolsa Família, um investimento no futuro - a "porta de saída" do programa é melhorar a qualidade da pré-escola e da escola fundamental públicas". (pág. 114)

------------------------------------------------------------------------------------


ISTOÉ Dinheiro

Poderosos batalham pelo controle do setor
Entrevista/Paulo Castro - "Não bvasta dar um laptop para cada criança" - Formado em Ciências da Computação e pós-graduado em Negócios, o executivo Paulo Castro tem acompanahdo de perto os projetos de inclusão digital em andamento no Brasil. Diretor-geral do Terra Brasil e presidente do IAB Brasil, Interactive Advertising Bureau, Castro acredita que o governo está no caminho certo para proporcionar o acesso à internet às populações mais remotas do País. Mas avisa: a fonte de energia para o Brasil se tornar uma potência da internet está na popularização da banda larga. O executivo representou o Brasil no Festival Internacional de Publicidade, de 2008, em Cannes. Da França, falou à DINHEIRO. (págs. 10 a 12)

A guerra dos portos - Uma disputa bilionária no setor portuário mobilizou ministros, senadores e titãs do capitalismo nacional. Pela primeira vez, Eike Batista o homem mais rico do Brasil, saiu perdendo. (Capa e págs. 30 a 33)

PAC global - Com gastos trilionários, o mundo irá viver o maior ciclo de expansão da infra-estrutura da história, mas o Brasil, por ora, ainda é um coadjuvante. (págs. 34 e 35)

Como tirar US$ 4 bilhões dos EUA - O Brasil já pode retaliar os americanos e um dos alvos é a indústria farmacêutica. (págs. 36 e 37)

O que a Opep quer do Brasil - De olho no pré-sal, o cartel do petróleo estende o tapete vermelho ao País, mas pode ser mais interessante ficar de fora. (págs. 38 a 40)

Ensino em três dimensões - Um brasileiro com nome de gringo cria um programa educacional 3D inédito, que atrai professores e alunos de 12 países. (págs. 42 e 43)

Alto teor sexual - Empresa americana apela para a nudez para vender cachaça nos EUA e acende uma discussão sobre a imagem do Brasil no Exterior. (págs. 72 e 73)

------------------------------------------------------------------------------------


CartaCapital

A remarcação está de volta
Não só o petróleo e os alimentos são os vilões da inflação. Em resposta previsível, o BC promete levar o juro às alturas

Bolsa Família - Apesar dos preconceitos, atinge seus objetivos

Nossa fome cotidiana - Bolsa Família - Pequisa inédita mostra que, apesar dos preconceitos, o programa federal atinge seus objetivos. Embora sozinho, não seja suficiente contra a pobreza. (Capa e págs. 11 a 15)

Se correr, o dragão pega - Economia - A inflação é generalizada e gera um endurecimento do discurso do BC. (Capa e págs. 24 a 28)

Aos Target Lovers - Política monetária - O regime de metas de inflação parece ignorar a globalização. (Capa e págs. 28 a 30)

Sextante - Antonio Delfim Netto - O fantasma de 1998-2002 - "Semuma política fiscal razoável e sem um plano exportador sério, corremos riscos em 2008-2012". (pág. 32)

A torneira está aberta - Alstom - O vazamento de informações sigilosas prejudica a investigação no Brasil. (págs. 34 e 35)

Em defesa do Estado - Entrevista - Ex-presidente da Funai, o antropólogo Mércio Gomes afirma que as ONGs ocupam o vazio institucional da Amazônia. (págs. 36 a 38)

Rosa-dos-Ventos - Maurício Dias - O presidente Lula imita o rei Pelé. (págs. 40 e 41)

O entusiasmo decide - EUA - A quatro meses da eleição, Obama aparece nas pesquisas com vantagens quantitativas e qualitativas quase insuperáveis. (págs. 46 e 47)

Mais-valia - Contas externas - Fundo soberano para quê? (pág. 52)

------------------------------------------------------------------------------------


EXAME

Economia - A dura vida das empresas brasileiras em meio ao caos argentino
Cristina contra nós - As medidas que a presidente argentina adota contra a crise pioram o ambiente de negócios - e tornam torturante o dia-a-dia das empresas brasileiras que atuam no país. (Capa e págs. 34 a 38)

O barato pode sair caro? EXAME - foi ver de perto as obras na Fernão Dias, rodovia leiloada à iniciativa privada no ano passado pelo modelo de pedágio barato. Há sinais de melhoria - mas não a ponto de reverter os problemas estruturais da estrada. (págs. 44 a 46)

È preciso pôr o pé no freio - Nunca os brasileiros consumiram tanto - e isso ajuda a explicar o bom momento do país. Mas os indicadores mostram que é preciso arrefecer o consumo, sob pena de a inflação dar um novo salto. (págs. 52 a 54)

Vida Real - J.R. Guzzo - Ninguém mais quer conversa com a inflação - A recente alta dos preços no Brasil mostra o quanto o país mudou - hoje, o índice de 7% é considerado uma calamidade; no passado, era o que se tinha a cada semana. (págs. 58 e 59)

A Vale quer ser verde - A maior empresa privada do Brasil lança uma campanha com apelo ecológico - seu maior desafio será provar que sua preocupação vai além do marketing. (págs. 74 e 75)

A cruzada de Gerdau - Depois de passar o comando da siderúrgica da família para o filho André, Jorge Gerdau hoje se dedica obstinadamente a levar conceitos de boa gestão para a esfera pública. (págs. 82 a 85)

Sete Perguntas - Para Michael Charlton - "São Paulo ainda não é global" - Especialista explica por que a maior metrópole brasileira ainda não está na lista de cidades mais atraentes para os investidores estrangeiros. (pág. 154)

Nenhum comentário: