01 junho 2008

SINOPSES DE REVISTAS

Radiobrás


VEJA

- Ele abriu os olhos - O que fazer para que o monstro da inflação volte a dormir

- Células-tronco - Nem razão, nem crença, venceu o direito no STF

- Pobre Rio! A "quadrilha armada" de Garotinho

Entrevista: Yon Goicoechea - Um jovem herói - O líder estudantil diz que a Venezuela precisa de menos ideologia e mais pragmatismo para voltar a ser uma democracia. (págs. 11 a 15)

Desta vez, "quadrilha armada" - O ex-governador Anthony Garotinho é acusado pela PF de ser o chefe político do bando que agia na cúpula da Polícia do Rio de Janeiro. (Capa e págs. 60 a 63)

André Petry - O triunfo da vida - "Se podemos pesquisar embriões, que são uma forma de vida, mais tarde talvez possamos autorizar o aborto ou a eutanásia. Ou popularizar a pílula do dia seguinte, ou legalizar o casamento gay". (pág. 63)

Nem ciência, nem religião - No julgamento sobre o uso de células-tronco de embriões humanos nos laboratórios, o Supremo se ateve ao direito - e fez história. (Capa e págs. 64 a 68)

A farsa confirmada - CPI dos Cartões termina sem apurar nada e revela a ação da bancada dos coveiros. (págs. 70 e 71)

Os homens vermelhos - A Funai fotografa pela primeira vez grupo de índios que vive isolado no Acre. (pág. 72)

O Foro dos dinossauros - Reunida no Uruguai, a esquerda da América Latina passa o tempo a repetir velhos clichês. (págs. 136 e 137)

O despertar do dragão - Adormecida durante uma década, a inflação ameaça o Brasil e o mundo. As armas para combatê-la são conhecidas. Basta coragem para usá-las. (Capa e págs. 141 a 151)

Forças ocultas - Apesar do cerco, Paulinho crê na absolvição com o aval do presidente do Conselho de Ética. (págs. 154 e 155)

Diogo Mainardi - O nome é Angela Maria Slongo - "O Palácio do Planalto contratou a mulher de Olivério Medina, representante das Farc no Brasil. Enquanto uma fatia do estado brasileiro prendia um criminoso internacional, uma outra fatia o protegia, oferecendo à sua mulher um salário de apaniguada". (pág. 193)

Roberto Pompeu de Toledo - ...e o governo se diverte - "O desafio à soberania brasileira na Amazônia deixou de ser apenas produto de teorias conspiratórias". (pág. 198)


ÉPOCA

- Exclusivo - Eles são do Exército. Eles são parceiros. Eles são gays - A história do primeiro casal de militares brasileiros a assumir sua homossexualidade

- As cartas secretas do ex-líder das Farc ao presidente Lula

- O que significa a aprovação das pesquisas com células-tronco

De: Raúl Reyes. Para: Lula - ÉPOCA revela a história das cartas que o líder das Farc, morto em março, escreveu para o presidente brasileiro. (Capa e págs. 38 a 41)

A ânsia de ganhar sem saber gastar - Apesar de bater sucessivos recordes de arrecadação, o governo tenta criar um novo imposto. A desculpa: financiar gastos com a saúde. (págs. 42 e 43)

A propina importada - Uma investigação internacional revela que a Alstom pagava propina em negócios com o governo do PSDB em São Paulo. (pág. 44)

O fim da discussão, o início das pesquisas - O que muda na vida dos pacientes e dos cientistas agora que o Supremo Tribunal Federal aprovou o uso de células-tronco de embriões nos laboratórios. (Capa e págs. 46 a 49)

Nossa política - Ricardo Amaral - Da torre de marfim para as torres de TV - "A corte suprema mostrou que também pode decidir sobre a vida cotidiana dos cidadãos". (pág. 50)

Nossa bússola - Ricardo Neves - O que vamos ler e ver nos próximos anos - "A idéia é produzir objetos que as pessoas tenham vontade de guardar em casa, para reler e consultar". (pág. 60)

Ele pode comprar a Amazônia? - Quem é o milionário sueco Johan Eliasch, que entrou na mira do serviço secreto brasileiro por ter adquirido áreas de floresta para preservação. (págs. 66 e 67)

Entrevista - Francisco Longo - "Por uma burocracia flexível" - O especialista diz que conceitos da iniciativa privada podem tornar mais eficientes os serviços públicos. (pág. 68)

Imagem derrubada - A investigação que prendeu o ex-chefe de polícia de Anthony Garotinho pode enterrar a carreira política do ex-governador. (pág. 70)

Um herói do Brasil para o mundo - A luta da argentina Carolina Larriera para preservar a memória de seu companheiro, Sérgio Vieira de Mello, o comissário da ONU morto num atentado terrorista em Bagdá. (págs. 100 a 104)

Eles são do Exército. Eles são parceiros. Eles são gays - A história do primeiro casal de militares brasileiros que assume a homossexualidade. (Capa e págs. 111 a 116)

Elas morreram de parto - Olhe bem para estas jovens mulheres. Elas são o retrato de uma vergonha brasileira: o alto índice de mortalidade materna. (págs. 125 a 134)


ISTOÉ

- Células-tronco - Nova chance de vida - Júlia, 10 anos, e mais uma centena de outros brasileiros poderão ser os primeiros beneficiados pelas terapias com as células-tronco embrionárias, finalmente liberadas no Brasil

- Exclusivo - O livro de Maluf, um dos políticos mais controvertidos do Brasil

O misterioso aluguel da família de Lula - Imóvel em São Bernardo que o Palácio do Planalto paga para manter seguranças é usado por parentes do presidente. (págs. 28 e 29)

Paulo Maluf conta a sua história - Livro de um dos políticos mais controvertidos do País descreve a sua participação no regime militar, revela bastidores da prisão por 40 dias e fala de sua intimidade. (Capa e págs. 31 a 35)

A dança da Nossa Caixa - Venda direta ao Banco do Brasil traria prejuízos ao Estado de São Paulo e aos demais acionistas. (págs. 38 e 39)

Leonardo Attuch - O risco Serra - "De olho em 2010, o governador colocou a agenda de candidato à frente da lei e tenta vender, como se fosse seu, um bem público". (pág. 39)

A quadrilha de Paulinho... - O deputado Paulo Pereira da Silva é apontado como membro do esquema que agia no BNDES. (págs. 42 e 43)

...e a de Garotinho - Ex-governador do Rio é denunciado pelo MP como chefe da quadrilha que cobrava propina. (pág. 43)

Fora dos trilhos - Sem licitação, Metrô de São Paulo pagou à Alstom R$ 20 milhões a mais por trens. (pág. 46)

Muito jovem e pouco flexível - Empresários temem que possível nomeação do procurador-geral Arthur Badin para presidir o Cade crie tensão em momento delicado. (págs. 48 e 49)

Desastre anunciado - Projeto de lei pode significar, no prazo de algumas décadas, o fim da Floresta Amazônica. (págs. 74 e 75)

Uma nova chance para eles - A histórica decisão do STF em favor das células-tronco embrionárias revoluciona a medicina brasileira e abre a possibilidade de cura a milhares de pacientes. (Capa e págs. 102 a 106)

O grileiro sueco da Amazônia - PF e Abin investigam Johan Eliasch e várias ONGs por fraudes em terras públicas ricas em ouro e diamantes, biopirataria e lavagem de dinheiro. (págs. 108 a 111)

Um governador brigão - Blairo Maggi diz que o Mato Grosso deve ser tratado de maneira "diferente" do que o resto da Amazônia. (págs. 112 e 113)

Última Palavra - José Márcio Camargo - Educação, crescimento e desigualdade - "O Brasil gasta 17 vezes mais com seus idosos do que com a educação de suas crianças e jovens". (pág. 138)


ISTOÉ DINHEIRO

- Personagem - Eike descobre como é duro ser bilionário

Entrevista/Reinhold Stephanes - "Preços dos alimentos podem voltar a subir" - "O governo tem e continuará tendo uma unidade na gestão do meio ambiente". (págs. 24 a 27)

O ministro das idéias abatidas - Os números da Era Mantega são os melhores dos últimos anos. Só que, em vez de surfar na boa onda, ele rema contra a corrente e lança projetos que não resistem às críticas. (págs. 34 a 36)

Petróleo no fim do mundo - Com cotações a mais de US$ 130 o barril, vale a pena investir em reservas mais caras em áreas de difícil acesso. (págs. 38 e 39)

O ambiente das empresas - Pesquisa mostra que exigências ambientais não inibem investimentos no país. (págs. 40 e 41)

Tchau. Valeu, Vale! - Usiminas dá adeus à Vale e fica livre para atuar na mineração. (págs. 54 e 55)

A aposta verde da GM - Com o petróleo nas alturas, a maior montadora americana investe bilhões em tecnologias que poderão gerar um etanol tão ou mais eficiente do que o brasileiro. (págs. 64 a 66)

O primeiro dossiê contra Eike - Às vésperas de se tornar o homem mais rico do Brasil, Eike Batista é acusado de desmatar e explorar os donos das terras de sua mineradora. Será esse o ônus do sucesso? (Capa e págs. 74 a 76)

De quem será a Nossa Caixa? - Bancos privados pressionam para entrar na disputa com o Banco do Brasil pela instituição paulista. Em jogo, o topo do ranking. (págs. 88 a 91)


CARTA CAPITAL

- Maggi detona - Odiado por ambientalistas, o governador de Mato Grosso terá de lidar com os novos dados oficiais que provam o aumento da devastação no estado

- Células-tronco - O que muda com a liberação das pesquisas pelo STF

- Terra de Santos? Há mais de 13 anos o MP paulista não incomoda o governador

- Unasul - A União tem tudo para garantir a estabilidade na região

Sextante - Antonio Delfim Netto - Quem faz expectativas? "Observa-se no Brasil "um pezinho para lá, um pezinho para cá", para justificar as relações incestuosas entre o mercado financeiro e o Banco Central. Um minueto perverso para o País". (pág. 20)

Maggi na berlinda - Desenvolvimento - O desmatamento em Mato Grosso não pára de crescer e o governador enfrenta as críticas dos ambientalistas. (Capa e págs. 22 a 27)

O estado laico venceu - Ciência - Apesar da pressão religiosa, o STF libera as pesquisas com embriões. (Capa e págs. 28 e 29)

Pílulas polêmicas - Saúde - O programa de planejamento familiar do governo federal enfrenta a resistência dos movimentos feministas. (págs. 30 e 31)

O mico-leão agradece - Meio ambiente - Proprietários rurais são os principais responsáveis pela preservação da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. (págs. 32 e 33)

O procurador e os santos - Poder - Fernando Grella, novo chefe do MP paulista, promete maior independência. (Capa e págs. 34 e 35)

Vamos para o sul - Diplomacia - Sonhar uma União Européia é bom, mas uma União Africana já serve. (Capa e págs. 38 a 40)

Interesses recíprocos - Fusão - A venda da Nossa Caixa ao Banco do Brasil serve a Serra e ao governo Lula. (págs. 44 e 45)


EXAME

- Especial - A resposta para a inflação dos alimentos está no Brasil

11 bilhões de reais em jogo - A discussão em torno do bilionário Sistema S tem o mérito de jogar luzes sobre o crônico problema da falta de qualificação da mão-de-obra brasileira. (págs. 36 a 40)

Até onde vai a força do real - É melhor se acostumar - com gastos públicos e juros em alta, nenhum fundo soberano será capaz de reverter a valorização da moeda brasileira. (págs. 46 a 48)

VidaReal - J.R. Guzzo - Em busca de um novo suprimento - "Não há outra maneira de descrever a relação dos governantes com os impostos senão como um caso avançado de vício - o que já foi necessidade virou hábito e evoluiu para compulsão. É isso que está por trás da proposta do governo Lula de recriar a CPMF". (págs. 52 e 53)

Mais um recorde das montadoras - Embaladas pelos sucessivos aumentos nas vendas, as fabricantes de veículos vão colocar quase 5 bilhões de dólares até o fim deste ano no Brasil - o maior investimento já feito em toda a história do setor. (págs. 60 a 62)

No pelotão dos emergentes - Em países como Brasil, China e Índia, os jornais dão um inesperado sinal de vigor - e se afastam da imagem de decadentes. (págs. 76 a 78)

O desafio de alimentar 6 bilhões de pessoas - A pressão sobre o preço dos alimentos atemoriza o mundo. Só há uma solução: produzir mais. E essa é uma ótima notícia para o Brasil. (Capa e págs. 124 a 131)

Sete Perguntas para Fernando Gabeira - "Falta falar a mesma língua" - Para o deputado federal, a grande tragédia na gestão brasileira do meio ambiente está relacionada à ausência de uma política clara do governo para o setor. (pág. 154)

Nenhum comentário: