10 junho 2008

SINOPSES DE REVISTAS

Radiobrás

VEJA

- BARACK OBAMA - ELE PODE SER O HOMEM MAIS PODEROSO DO MUNDO

- A FALÁCIA DA DECADÊNCIA AMERICANA

Entrevista/Patrick Michaels - O grande cético - Climatologista americano não vê motivos para temer o aquecimento global e diz que é inútil tentar reduzir as emissões de gases do efeito estufa. (págs. 11 a 15)

A pergunta de 418 milhões de dólares - Por que a proposta de 738 milhões da TAM pela Varig foi recusada e a de 320 milhões da Gol foi aceita? (págs. 74 a 77)

De bolsos cheios - Petistas usam norma do Banco do Brasil para ganhar uma pomposa ajuda financeira. (pág. 78)

De caso com a máfia - Quadrilha ligada ao "Comendador Arcanjo" desviou meio bilhão de reais em Brasília. (pág. 80)

Muita retórica, pouca ação - O ministro faz show e desmatamento na Amazônia se aproxima do recorde. (pág. 81)

J.R.Guzzo - Milagre no Acre - "A verdade é que, quanto mais se fala na questão dos índios, mais difícil se torna ver uma tribo nativa que possa realmente ser descrita como uma tribo nativa - e que não esteja pedindo nada ao governo ou a quem quer que seja". (pág. 82)

Obama entra para a história - A escolha do primeiro negro para concorrer à Presidência dos Estados Unidos por um dos dois grandes partidos quebra um tabu de séculos e manda ao mundo uma mensagem de tolerância. Em cinco meses se saberá se o país lhe dará a chave da Casa Branca. (capa e págs. 92 a 101)

Os séculos americanos - Japão, nos anos 70, Europa, nos 90, e, agora, China. Eles desbancariam os Estados Unidos. A verdade é que a hegemonia dos EUA não tem data para terminar. (capa e págs. 102 a 105)

Todo o poder aos espiões de Chávez - Em sua marcha para criar um estado policial, o venezuelano decreta a delação obrigatória. (págs. 106 e 107)

Diogo Mainardi - Portas escancaradas - "A Varig tinha um buraco de 7,9 bilhões de reais. Alguns dos maiores escritórios de advocacia do Brasil responderam que a própria Varig teria de arcar com a dívida. Os empresários reunidos em torno de Roberto Teixeira sentiram-se amparados para apostar no contrário. Teixeira tinha o poder de escancarar as portas do governo. Ele fazia chover". (pág. 155)

Roberto Pompeu de Toledo - Obama: questões mais freqüentes - "As razões do triunfo e o que esperar da "mudança" anunciada pelo candidato democrata". (pág. 158)


VEJA (SÃO PAULO)

- MARTA SUPLICY - "Por que quero voltar a ser prefeita"

Entrevista/Marta Suplicy - "Sou ousada, criativa e inovadora" - Na primeira de uma série de entrevistas com os principais candidatos à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, a atual líder nas pesquisas, fala de seus planos para a cidade, do que se arrepende em seu período à frente da administração municipal e por que se julga mais bem preparada que seus dois maiores adversários, o ex-governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab. (capa e págs. 24 a 34)


ÉPOCA

- O IMPACTO DO ESCÂNDALO DA VARIG NO FUTURO POLÍTICO DE DILMA ROUSSEFF

- O QUE A CANDIDATURA DE OBAMA SIGNIFICA PARA OS EUA, PARA O MUNDO - E PARA NÓS

Ela é tão durona quanto Dilma - O que as denúncias de Denise Abreu sobre a venda da Varig significam para o futuro político da candidata favorita de Lula à sua sucessão. (capa e págs. 40 a 44)

Só está faltando uma CPI - O caso das propinas da Alstom avança sobre nomes ligados ao PSDB - mas o partido tenta barrar mais investigações. (pág. 45)

O rebanho dos "bois piratas" - O governo anuncia que vai caçar o gado criado em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia. É apenas um dos desafios para conciliar a pecuária com a floresta. (págs. 46 a 48)

Entrevista/Carlos Minc - "Vamos leiloar esse gado". (págs. 48 e 49)

Nossa Política - Fernando Abrucio - Por que a eleição para vereador é fundamental - A disputa pelas prefeituras começa a pegar fogo, principalmente nos grandes centros. Em São Paulo, o conflito interno no PSDB parece rumar para um destino trágico: qualquer que seja o desfecho, o partido sairá cindido. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes ressurge como candidato, quebrando a inédita aliança entre PMDB e PT. Em Belo Horizonte, permanece a incógnita sobre a aliança entre tucanos e petistas. (pág. 50)

Entrevista/Luciano Coutinho - "A crítica liberal é desinformada" - O presidente do BNDES diz que o governo quer ser parceiro do empresariado, não seu tutor. (págs. 52 a 54)

Nossa Economia - Paulo Guedes - Quando os dois puxam a corda para o mesmo lado - De um lado, o Banco Central dispara em reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) uma nova elevação dos juros, prosseguindo em sua campanha em busca da meta de 4,5% para a inflação de 2008. De outro, o Ministério da Fazenda anuncia o aumento do superávit fiscal primário de 3,8% para 4,3% do PIB, de modo a reforçar o esforço de contenção da demanda pelo Banco Central. Essa tentativa de coordenação das políticas monetária e fiscal é extremamente desejável para o país. (pág. 66)

O que Obama significa para nós. Todos nós - Ele é o novo - na cor, na origem, nas idéias - e venceu o primeiro embate. Agora pode se tornar presidente dos EUA. O que muda com ele? (capa e págs. 100 a 106)

Militar, gay e agora detento - O Exército prende por deserção o sargento Laci de Araújo, que admitiu a Época ter um relacionamento com um colega de farda. O caso repercutiu no exterior. (págs. 110 e 111)


ISTOÉ

- A MINISTRA DOS GRANDES NEGÓCIOS - Após ser envolvida na fabricação de dossiê, a ministra Dilma Rousseff, preferida de Lula para sucedê-lo, é acusada de favorecer empresa privada. Ela sobrevive a mais essa?

- REPORTAGEM ESPECIAL - O poder das milícias no Rio

Problemas no horizonte - Nova denúncia acusa a ministra Dilma Rousseff de interferir com mão pesada em negócios privados, atropelando as agências reguladoras e até a legislação. (capa e págs. 28 a 33)

Leonardo Attuch - McLanche Feliz - "A corrupção prospera no Brasil porque seu método é tão banal como devorar um Big Mac e levar a lembrancinha". (pág. 33)

Do conflito ao crescimento sustentável - Governador Marcelo Miranda quer fazer do Tocantins o maior pólo de biocombustível do País. (pág. 36)

O preço da Justiça - O brasileiro descobre o dano moral, mas, sem critérios claros, as indenizações são uma verdadeira loteria. (págs. 68 e 69)

O laranja da Bancoop - Depoimento de ex-funcionário da cooperativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, acusada de desviar dinheiro de mutuários para campanhas políticas, complica a situação do presidente do PT, Ricardo Berzoini. (págs. 104 a 106)

O poder das mílicias - Como policiais criaram no Rio de Janeiro um verdadeiro Estado paralelo para cobrar por segurança privada contra o crime e acabaram por transformar a população em seus reféns. (capa e págs. 116 a 121)


DINHEIRO

- AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL - Ranking exclusivo Dinheiro/Brand Analytics mostra que as grandes grifes nacionais se valorizam em ritmo mais veloz do que a economia e juntas somam quase R$ 1,5 trilhão

Minc joga o laço - O ministro Carlos Minc promete caçar bois no pasto e reeditar uma das piores idéias econômicas da história recente do País. (págs. 28 a 30)

O discurso que o mundo ouviu - No auge da crise alimentar, Lula defendeu mais uma vez o etanol de cana e sua posição pode ser encampada pelo G-8. (págs. 32 e 33)

Quem liga para os juros? - O BC aperta a política monetária, mas o crédito continua em expansão no País. (pág. 33)

O grande salto nas marcas - A força do consumo popular e o bom momento da economia elevam o valor das principais grifes nacionais a quase R$ 1,5 trilhão. (capa e págs. 64 a 72)

Luiz Fernando Sá - Um Ibama para as cidades - "Cada pneu furado na Marginal Tietê pode se transformar em um grande acidente ecológico". (pág. 98)


CARTACAPITAL

- AS CLASSES C E D DÃO LUCRO - Empresas como a Nestlé criam produtos para a baixa renda. E colhem resultados animadores

- RIO GRANDE DO SUL - A oposição já fala no impeachment de Yeda

- GILBERTO GIL: Uma conversa sobre música, política, amigos e o medo da morte

O lucro vem de baixo - Consumo - Empresas como a Nestlé redescobrem um conceito primordial do "fordismo": produtos mais baratos para as grandes massas. (capa e págs. 10 a 16)

A semântica da classe C - Concorrência - Várias empresas querem atingir o mercado emergente, mas poucas sabem falar a língua do novo público-alvo. (capa e págs. 16 e 17)

Linha de Frente - Wálter Fanganiello Maierovitch - A capital do crime - "No Rio de Janeiro, o crime organizado confunde-se com o próprio Estado. Esse descalabro foi o caldo que deu força às milícias". (pág. 21)

Periscópio - Nouriel Roubini - Os BCs estão encurralados - "De um lado, a inflação não dá trégua, em razão do petróleo e alimentos. De outro, a recessão assusta". (pág. 22)

Mais perto de Yeda - Corrupção - Carta de lobista e gravações feitas pela PF indicam que a governadora gaúcha foi informada dos desvios no Detran. (capa e págs. 24 a 29)

De vento a furacão - Propina - Mesmo sem CPI na Assembléia, o caso Alstom traz dissabores aos tucanos. (págs. 31 e 32)

Quando a lei fica no papel - Ambiente - A legislação avançada perde força diante da precariedade do Poder Judiciário. (págs. 34 a 36)

Sextante - Antonio Delfim Netto - O Sistemas S - "As verbas do Senai, Sesc, Sebrae e Senac, entre outros, são alvo de discussão. Qual é o problema em supervisionar o uso dos recursos? Mas o governo não pode interferir no ensino dessas instituições". (pág. 37)

A flor e o espinho - Música - Com novo disco, Gilberto Gil fala do retorno à composição, do futuro no ministério e da morte. E nega estar com câncer. (capa e págs. 50 a 52)

Quem manda no dinheiro? - Política - O Minc quer mudar a Lei Rouanet. Pior para São Paulo e os megaprodutores. (págs. 54 a 56)

Nenhum comentário: