25 junho 2009

TECNOLOGIA PARA CAPTURAR INFORMAÇÕES

A técnica usada pelo governo iraniano chama-se "deep packet inspection" (em português: inspeção profunda de pacotes). Esse método permite às autoridades, além de bloquear comunicações, capturar informações sobre as pessoas que estão se comunicando. E, pior ainda, possibilita alterar o conteúdo dessas comunicações, de modo a plantar desinformação.

Como funciona esse sistema? Em tecnologia, podemos chamar um conjunto de dados de "pacote". Já a inspeção profunda de pacotes consiste em conectar um equipamento ao circuito por onde fluem dados online - ou seja, emails, telefonia via internet, imagens e até mensagens em redes sociais como Facebook e Twitter. Tudo o que circula na internet são pacotes de dados. Portanto, tudo pode ser interceptado, se não estiver devidamente protegido.

No caso iraniano, cada pacote analisado é esmiuçado pelo sistema através de uma pesquisa por palavras-chave. Em seguida, esse pacote é reconstruído e, eventualmente, adulterado - tudo em questão de milissegundos.

Especialistas apontam que o fato de o governo iraniano ter permitido que a internet continuasse funcionando no país durante esse período conturbado seria um indício de infiltração no tráfego online.
Carlos Alberto Teixeira

Nenhum comentário: