06 outubro 2009

ESTUDANTES OCUPAM EMBAIXADA BRASILEIRA EM CARACAS

Estudantes se acorrentam por 7 horas na representação exigindo mediação do Brasil

Três estudantes universitários contrários ao governo Hugo Chávez ocuparam ontem a Embaixada do Brasil em Caracas pedindo a intermediação brasileira para investigação de supostas violações dos direitos humanos no país. Os estudantes, que se acorrentaram na sala de acesso à embaixada, anunciaram que não sairiam da representação antes de receber garantias de ajuda numa negociação com Chávez.

Os três acabaram deixando o prédio no início da noite, depois de sete horas, dizendo ter recebido a promessa do embaixador brasileiro Antonio Simões de que entregaria a petição do grupo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Simões não quis comentar o episódio. O estudante Luis Magallanes declarara a um jornal local que, diante da atuação do Brasil na crise política de Honduras, esperava que o país pudesse fazer o mesmo na Venezuela. No caso de Honduras, a embaixada brasileira serve de abrigo a um aliado de Chávez.

Os jovens exigiam que o governo Chávez convide a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) para visitar o país e avaliar a situação dos direitos humanos. O protesto aconteceu cinco dias depois de uma greve de fome de 155 horas realizada por 163 estudantes de nove cidades do país para pressionar a OEA para interceder em favor da visita da comissão da CIDH. Segundo a associação Vítimas Venezuelanas de Violações aos Direitos Humanos (Vive), há atualmente entre 40 e 305 presos políticos na Venezuela.


Nenhum comentário: