06 outubro 2009

CONSTRUINDO O FUTURO

Uma cidade constrói o futuro quando seus líderes têm posição clara, planejam, administram para toda cidade, respeitam as pessoas, quando há transparência e descentralização do poder.

Não se constrói o futuro com ações impostas, falta de transparência, favorecimento pessoal, desorganização, ações premeditadas que visem apenas satisfação pessoal.

O grande e verdadeiro líder é aquele que constrói o futuro com objetivos comuns, suas metas principais são as pessoas, não seus projetos pessoais.

Acredito que o futuro pode ser construído, mas de forma clara, com oportunidades para todos, com ações concretas de fato, não com falácias, com enganação e visão inconstantes que mudam conforme conveniência.

O futuro se constrói com ações verdadeiras e objetivos concretos, mas acima de tudo com lealdade, ética, transparência e compromisso com as pessoas. A cidade deve estar em primeiro lugar, além do que, o líder que constrói o futuro precisa ser leal com ele mesmo e com Deus. Dizer que confia em Deus mas ter ações desconexas à vontade de Deus não quer dizer nada.

Saul foi um rei constituído pela permissão de Deus e vontade do povo, foi um desastre, também dizia acreditar em Deus, só que suas ações diziam exatamente o contrário, e ele perseguiu aquele que Deus escolheu para ser rei de Israel, segundo Sua vontade.

Para construir o futuro não basta slogan, é preciso disposição de administrar para todos e com todos.

Quando Deus tirou o povo do Egito, deu a Moisés, por intermédio do seu sogro Jetro, o primeiro exemplo de administração descentralizada, veja em Êxodo 18: 13 a 27.

Se quisermos construir um futuro para todos, visando o bem comum, precisamos sair da conversa sem fundamentos para ações concretas e planejadas.

Se é isto que queremos, vamos lutar para construção de um futuro para todos, não para alguns.


Osvaldo Messias Machado


Nenhum comentário: