17 junho 2010

EMPODERAMENTO

EMPOWERMENT

Significa dar poder ao grupo ou aos indivíduos. É um conceito de gestão segundo o qual as organizações que dão mais poder e autonomia aos seus colaboradores são as que conseguem obter melhores resultados. Oempowerment visa delegar competências e responsabilidade às pessoas na tomada de decisões e ações. Onde há empowerment, há colaboradores com espírito e motivação de líderes, discutindo e opinando a respeito de como administrar melhor suas tarefas sem precisar consultar repetidamente seus superiores, o que resulta em dinamismo nos serviços. A aplicação doempowerment na administração publica não é diferente em termos de resultados, desde que haja exemplo dos que ocupam cargos de maior nível, a começar do prefeito e secretários, se estes não respeitam o patrimônio publico, mentem, enganam, dizem que a frota deve ser usada apenas para uso publico, mas o prefeito usa carro oficial para uso particular, perde a credibilidade para cobrar, se o prefeito não é transparente quanto às licitações do município, como poderá exigir que funcionários não se apropriem do patrimônio publico. O exemplo é a ferramenta principal para mudança de culturas e realização de metas, se o staf não da exemplo, a cultura organizacional é descomprometida, individualista e dificilmente havera comprometimento

2 comentários:

Anônimo disse...

O que tem de carro oficial branco sendo utilizado para resolver problemas particulares em horário de expediente não está no gibi!

Anônimo disse...

e quem se omite é igualmente culpado, todos os vereadores que o apoiam e seus financiadores tem de ter o mesmo destino e castigo.