06 maio 2009

EMPOWERMENT

Significa dar poder ao grupo ou aos indivíduos. É um conceito de gestão segundo o qual as organizações que dão mais poder e autonomia aos seus colaboradores são as que conseguem obter melhores resultados. O empowerment visa delegar competências e responsabilidade às pessoas na tomada de decisões e ações. Onde há empowerment, há colaboradores com espírito e motivação de líderes, discutindo e opinando a respeito de como administrar melhor suas tarefas sem precisar consultar repetidamente seus superiores, o que resulta em dinamismo nos serviços. A aplicação do empowerment na administração publica não é diferente em termos de resultados, desde que haja exemplo dos que ocupam cargos de maior nível, a começar do prefeito e secretários, se estes não respeitam o patrimônio publico, mentem, enganam, dizem que a frota deve ser usada apenas para uso publico, mas o prefeito usa carro oficial para uso particular, perde a credibilidade para cobrar, se o prefeito não é transparente quanto às licitações do município, como poderá exigir que funcionários não se apropriem do patrimônio publico. O exemplo é a ferramenta principal para mudança de culturas e realização de metas, se o staf não da exemplo, a cultura organizacional é descomprometida, individualista e dificilmente havera comprometimento.

Nenhum comentário: