14 maio 2009

DISPOSIÇÃO EM PAGAR O PREÇO

Todo posicionamento quando é precedido de uma renúncia. Esta renúncia significa deixar uma posição confortável, para entrar numa luta aparentemente sem glórias ou possibilidades de retornos financeiros ou glórias, isto leva a pagar um preço por ousar, enfrentar aquilo que está estabelecido como padrão, ou norma de uma sociedade ou até imposição de sistemas dominantes estabelecidos, quem ousa sair na defesa de um povo, de uma crença ou de um sistema estabelecido precisa estar disposto a pagar um preço e que muitas vezes pode ser muito auto.
Dietrich Bonhoeffer, teólogo alemão que ousou a se levantar contra Hitler, em uma reunião com pastores, Hitler disse que a missão dos pastores era cuidar da igreja, do país cuidava ele. Bonhoeffer disse: “estamos diante de um novo anti-cristo”. Combateu sem temor aquele ditador. Resultado: foi preso e enforcado como subversivo ao sistema, mas durante sua prisão escreveu grandes mensagens teológicas que inspiraram e inspiram pastores. Morreu no cumprimento da missão, como discípulo pagou o preço.
Bonhoeffer, provavelmente além de ter de enfrentar a fúria e o ódio do nazismo, sentiu-se só, sem o apoio daqueles que deveriam lhe dar força, orar com ele. Provavelmente tenha recebido críticas daqueles que deveriam apoiá-lo. Foi adiante com a convicção de quem sabe o que está fazendo, porque sabe no Deus que crê e sabe que o verdadeiro discípulo não é aquele que se esquiva, mas está disposto a sair da sua área de conforto na defesa do que é reto, do que é justo, do que é Santo.

2 comentários:

Anônimo disse...

é osvaldo mas uma coisa posso te afirmar vale a pena ,garanto que o senhor deita e dorme, e tem muitos por ai que não conseguem , sempre vale a pena osvaldo

Anônimo disse...

osvaldo machado aprendi a te respeitar, me perdoe pois vazia outra idéia sobre sua pessoa, percebi que a mentira não vive na sua boca como sempre preguei continue assim