17 janeiro 2010

LÍDER OU CHEFE

O sucesso do verdadeiro líder está basicamente ligado ao seu talento em reconhecer talentos individuais, boa formação profissional, esforço individual, dedicação e foco em resultados, enfim, todas as características que um líder deve ter. Mas, infelizmente a verdadeira liderança é uma exceção. O que temos na realidade no nosso dia a dia são muitos chefes, que ao invés de fomentar o potencial dos liderados, ajudam a gerar e acelerar conflitos.
O atual modelo administrativo tem carência de líderes que sejam inovadores, pró-ativos, auto motivados, cooperativos, dinâmicos, eficientes,empreendedores, flexíveis, leais, organizados, perseverantes, responsáveis, sinceros, tolerantes, versáteis, e acima de tudo, eliminadores de conflitos.
Há dificuldade em encontrar seres humanos assim. Quando são encontrados criam um problema, pois geram um desconforto na empresa, já que irão questionar valores e crenças, e seu superior, que na maioria das vezes, não está preparado para liderar eficazmente, instalando-se aí o conflito, justamente porque estes superiores não têm as características e visão da liderança eficaz.

Um comentário:

Diniz Neto disse...

Muito bom e oportuno o seu comentário. Precisamos mais do que nunca de líderes. Temos desafios importantes nos nossos municípios, no Paraná e no Brasil dos próximos anos.