15 janeiro 2010

SOBRE A REBELIÃO NA PCE

O Sidicato dos agentes penitênciarios - SINDARSPEN que acompanham a rebelião na PCE testemunharam que houve uma discussão entre o Secretário de Justiça, Jair Ramos Braga, e o Secretário de Segurança, Delázari.

Segundo os sindicalistas o motivo da discussão teria sido a autoria da culpa pela rebelião na PCE. A divergência está no teor da ordem do Secretário de Segurança para retirar a PM da PCE. Para Ramos Braga, a determinação da SESP era pra tirar todo o efetivo da PM. No entanto, Delázari afirma que a ordem era pra retirar somente parte do efetivo, e não todos os policiais, e que o motivo da rebelião foi a transferência “precipitada”, determinada pela SEJU, de 30 presos para a PEP e outras unidades da capital.

Neste triste episódio o governo não se entende, nem mesmo entre eles. Onde está o papel do diretor da unidade penal? Não é ele que deveria, através de seu serviço de inteligência, apresentar parecer sobre as condições da segurança da unidade para orientar a decisão de seus superiores?

Se o risco de perder seu cargo (político) for maior que o risco de assumir a culpa por omissão, será preciso rever a situação dos cargos comissionados nas direções das penitenciárias do estado, de onde a sociedade espera administrações técnicas, nunca políticas.

Nenhum comentário: