14 janeiro 2010

ASTORGA: PRA QUE ORÇAMENTO?

Hoje ao ler o Diário de Maringá, que é o órgão oficial do município de Astorga, fiquei surpreso com o que li. Até achei que poderia ser erro de publicação, mas no decorrer do dia pude ter a confirmação de que não era erro.
Trata-se de abertura de crédito adicional no orçamento de 2010 nos valores de R$ 89.300,00 e R$ 45.000,00, sendo o primeiro destinado à subvenção social, e o segundo, obras e instalações.
Para dar suporte a estas dotações estão sendo canceladas partes de outras dotações orçamentárias do atual orçamento.
Ficam então as perguntas: estas dotações são compromissos não honrados no orçamento 2009? Se são, cadê as licitações? Ou é incompetência mesmo?
O que pode ter de errado nisto? Primeiro é que o orçamento deste ano acabou de ser aberto e feito pelo próprio prefeito. Então, a conclusão que chego é só uma: o prefeito está perdido e não sabe o que está fazendo. Para uma administração competente isto é inadmissível. A administração pública deve ser planejada, é por isso que é exigida por lei a execução de um orçamento, a Lei Orgânica e Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Mas existe outra questão que me intrigou: isto foi aprovado em sessão extraordinária da câmara de vereadores sem nem um questionamento. Por que sessão extraordinária? Qual a pressa de se aprovar um recurso que não estava no orçamento?
Pensem nisso.

Um comentário:

não pague o IPTU disse...

é pra mandar pros advogados em BRASILIA, só pode ser. e daqui a pouco vai aprecer outra compra de terreno, vai ver é só esperar.