22 abril 2009

DEFENSIVA

Homens e mulheres ao longo história gastam seu precioso temposmuito mais na posição de vítimas, procurando argumentos para se defenderem, enquanto poderiam estar usando este tempo para construírem.
O que leva uma pessoa a defender-se ou defender outrem? Quando a defesa sai da esfera da consciência ou da razão e passa para esfera da paixão ou do interesse pessoal, ela deixa de ser isenta da verdade ou da realidade e passa para o campo do Ego, do Eu.
Não importa o que tenha que ser feito, o importante é que minha verdade prevaleça. Se o outro falar alto, preciso falar mais alto ainda, gritar, esbravejar. Passa a ser uma forma de encobrir as fraquezas na tentativa de demonstrar força e fazer que a inversão da verdade passe a prevalecer como verdade absoluta.
Em outras ocasiões, pessoas imbuídas de defender seus posicionamentos a qualquer custo e com um alto grau de egoísmo, quando são contrariadas ou questionadas, não conseguem o que almejam passam a atacar, se colocam como vítimas e não perdoam aqueles a quem acham que os ofendeu ou os contrariou.
O ser humano em sua essência é contaminado por um egocentrismo, que num menor ou maior grau é responsável por direcionar seus relacionamentos. Um cidadão que se acha acima das críticas e com elevado Ego, jamais admitirá que o outro pode ter razão, e suas ações são inquestionáveis, não importa se as atitudes possam prejudicar, haverá sempre uma desculpa, o erro do outro será sempre o seu alvo na tentativa de se defender, isto é um distúrbio do comportamento que inconscientemente é usado na tentativa de mostrar que a culpa não é minha ou que o que é feito, não importa qual prejudicial seja, sempre prevalecerá a argumentação que o objetivo é para o coletivo, isto é fruto de uma mente doentia, e o maior exemplo que temos é o de Hitler, que com a argumentação de criar uma geração ariana ou pura, provocou a terceira guerra mundial e exterminou milhões de pessoas.
Todo homem ou mulher que manipula a verdade ou os fatos para se manter no poder ou tentar provar que com ele está a razão, não aceita críticas ou oposição.
Se achar acima da verdade pode ser um risco para a sociedade.

Um comentário:

meia duzia disse...

tem um furacão chegando ai pro lado do pinóquio, esperem pra essa semana ainda noticias sobre o assunto.