08 fevereiro 2011

A VERDADE SOBRE O NAUFRÁGIO DO TITANIC REVELADA EM LIVRO

Titanic Afundou Por Erro De Direção, Afirma Lady Louise Patten em seu novo livro.


Sempre se pensou que o Titanic afundou por causa da tripulação que estava navegando rápido demais e não conseguiu ver o iceberg, não tendo tempo para desviar. Mas, pelo contrário, avistaram o iceberg com bastante antecedência, mas por causa de um erro de navegação, o navio virou na direção errada indo de encontro ao enorme bloco de gelo.

A revelação foi feita pela escritora Lady Louise Patten em seu novo livro. De acordo com ela, o navio tinha tempo de sobra para desviar do iceberg, mas o timoneiro, em pânico tomou a direção errada. Mesmo tendo corrigido o erro, já era tarde demais e o lado do navio foi fatalmente furado pelo iceberg. Apesar disso, todos poderiam se salvar se o navio ficasse parado ao invés de continuar navegando fazendo a água entrar com grande pressão pelo casco quebrado.

A revelação, que sai quase 100 anos após a catástrofe, e foi mantida em segredo até agora, por causa das famílias dos funcionários mais graduados que sobreviveram à catástrofe. O Segundo-oficial Charles Lightoller encobriu o erro nos dois inquéritos em ambos os lados do Atlântico, porque estava preocupado em não levar à falência a empresa dona do Titanic. Até a sua morte - Charles até então um herói da guerra da evacuação de Dunquerque - se manteve escondido por medo de que a verdade, vindo a tona, arruinasse sua reputação.

O erro ocorrido na viagem inaugural do navio entre Southampton e Nova York em 1912 aconteceu porque a navegação maritima passava uma enorme reviravolta por causa da substituição dos navios a vela pelos navios movidos a vapor.

Haviam sistemas diferentes de direção e comandos nas embarcações. Muitos dos tripulantes do Titanic navegavam em veleiros ultrapassados e ainda não tinham treinamento para operar os modernos lemes. Os dois sistemas de leme funcionavam de forma contrária um do outro. Assim, um comando para virar a "estibordo" significava virar à direita a roda do leme. No sistema de vela a ordem de virar a “estibordo” fazia o comando do leme virar a esquerda.

Quando o primeiro oficial William Murdoch avistou o iceberg duas milhas de distância, dando ordem para virar a “estibordo", foi mal interpretado por Robert Hitchins, que estava na roda do leme. Ele virou a roda do leme do navio à esquerda, como em um navio a vela, em vez da direita e, mesmo ele, quase que imediatamente, tentando corrigir, já era tarde e o lado estibordo da proa foi rasgado pelo iceberg.

"O piloto entrou em pânico e a verdadeira razão do Titanic ter batido no iceberg, e que nunca veio à luz antes, é porque ele virou o leme na direção errada", disse Lady Chris Patten, que é esposa do ex-ministro da Educação Tory, Lord (John) Patten.

"Hitchins cometeu um erro simples, bastava parar o navio e esperar o socorro". Bruce Ismay, presidente da White Star Line, proprietária do Titanic, convenceu o capitão a continuar navegando. Durante dez minutos o Titanic navegou lentamente através do mar. Isso aumentou a pressão no casco fazendo a água inundar o navio danificado, forçando a popa para cima sobre as anteparas estanques, durante muitas horas, isso faz o Titanic afundar mais cedo do que de qualquer outra forma teria ocorrido.

"Ismay insistiu em manter o curso, sem dúvida, com medo de perder seus investimentos e prejudicando a sua reputação da companhia", disse Lady Patten. "O próximo navio estava a quatro horas de distância. Se eles tivessem permanecido parados, é provável que o Titanic teria flutuado até que a ajuda chegasse."

A verdade do que aconteceu naquela noite histórica foi enterrado deliberadamente. Lightoller, o único sobrevivente que sabia exatamente o que tinha acontecido, e que mais tarde viria a ser um herói de guerra decorado duas vezes, decidiu esconder o que ele sabia do mundo, incluindo dois inquéritos oficiais sobre o naufrágio. Com o seu código de honra, ele sentiu que era seu dever proteger a sua entidade patronal - White Star Line - e seus funcionários.

Fonte: Telegraph.co.uk

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