23 dezembro 2009

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM CASA DA ÉPOCA DE JESUS EM NAZARÉ

Arqueólogos israelenses disseram nesta segunda-feira que encontraram os restos da primeira residência da cidade de Nazaré, no norte de Israel, que pode ser da época de Jesus Cristo. As escrituras afirmam que ele passou a maior parte de sua vida lá. De acordo com o jornal israelense Haaretz, a descoberta fornece mais dados sobre como era a vida na cidade de Nazaré há cerca de 2 mil anos.
Os restos da construção foram encontrados perto da Basílica da Anunciação, construída sobre as ruínas de três igrejas no local onde os cristãos acreditam que Maria foi avisada por um anjo que daria à luz Jesus.

A descoberta é de absoluta importância porque revela pela primeira vez uma casa da cidade de Nazaré e, portanto, lança luz sobre a forma de viver no tempo de Jesus - explicou Yardenna Alexandre, chefe das escavações. - A construção que achamos é pequena e modesta, típica dos habitantes de Nazaré naquele período - acrescentou.

A casa tem dois cômodos com um pátio e uma cisterna para coletar a água da chuva. Provavelmente fazia parte de um pequeno vilarejo com cerca de 50 residências habitadas por judeus pobres.

De acordo com Alexandre, os arqueólogos também encontraram potes de argila, do tipo que era usado pelos moradores da Galileia (região onde hoje fica o norte de Israel) na época, uma indicação de que a casa pertencia a uma família judia simples.

É provável que Jesus e seus amigos de infância tenham conhecido a casa - afirmou a porta-voz em entrevista. - A partir das poucas provas escritas disponíveis, sabemos que a Nazaré do primeiro século da era cristã era um pequeno vilarejo judeu localizado em um vale - disse Alexandre, acrescentando que até agora "poucas sepulturas da época de Jesus foram encontradas, mas nunca encontramos os restos de residências daquela época".

Um poço também foi encontrado e os arqueólogos calculam que ele foi construído como parte dos preparativos dos judeus para a Grande Revolta contra os romanos, entre os anos de 66 e 73 d.C.

Fonte: O Globo, 21/12/2009

Um comentário:

NEOQJAV disse...

A cada nova descoberta maior a nossa definição de tudo, e mais próximo do nada o nosso conhecimento significa.
[ 1 Cor 8:2 ]
Somos poderosos nos limites racionais do mundo, mas não somos nada nas infinidades incompreensíveis de tempo e espaço. [ 1 Cor 1:25-27]
“O sacerdote e o levita discutem religião, enquanto o bom samaritano ajuda o necessitado que eles acabaram de ignorar.... Atos 10:34,35 / Tiago1:26,27 / 1 João 3:17,18 / Lucas 10:30-37”
Autor: NEOQJAV