20 julho 2009

ISRAEL E BRASIL

GIORA BECHER

A vinda do ministro será a primeira visita do gênero desde a década de 1980, quando o último chanceler israelense veio ao Brasil

EM POUCO tempo o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, iniciará uma histórica visita ao Brasil. Será a primeira do gênero desde a década de 1980, quando o último chanceler israelense veio ao Brasil.

A vinda do ministro é marcada por dois grandes objetivos. O primeiro é reforçar as relações bilaterais entre Israel e Brasil em todas as áreas possíveis. O segundo é o diálogo sobre as atuais questões internacionais.

A visita é também um sinal do vice-primeiro-ministro e do Ministério das Relações Exteriores de Israel para dedicar mais atenção e recursos às relações de Israel com a América Latina -especialmente com o Brasil, maior e mais importante país do continente.

Como parte dessa nova direção, o ministro das Relações Exteriores já informou à contraparte brasileira a nossa decisão de abrir um consulado-geral em São Paulo em 2010 e já anunciou a abertura de um consulado honorário para o Rio de Janeiro.

No que se diz respeito às relações bilaterais entre Israel e Brasil, ambos os países sempre desfrutaram excelentes relações.

O papel do distinto diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, que atuou como presidente da Assembleia Geral da ONU em 1947, será sempre lembrado com carinho em Israel. Sob a sua liderança, naquela assembleia foi aprovada a resolução para criar o Estado judeu de Israel. Desde então, nossas relações continuaram a desenvolver e prosperar nas áreas de saúde, educação, ciência, cultura, agricultura, comércio, investimento etc.

Nenhum comentário: