02 janeiro 2012

SER IGREJA É DIFERENTE DE IR À IGREJA

Quando você ouve a palavra "igreja", do que você lembra? De quatro paredes com uma cruz em cima ou de pessoas? Infelizmente, devido ao ensino equivocado, a maioria das pessoas lembra de um prédio com uma cruz em cima. É fácil verificar isso, basta pedir para uma criança desenhar uma igreja. Pelo desenho que ela fizer será possível reconhecer o ensino que ela recebeu.

Por causa do pensamento de que igreja é um local, a religiosidade têm se alastrado entre aqueles que se julgam livres, enquanto não compreenderam nada sobre a liberdade que há em Cristo. A consciência de tais pessoas limita-as a frequentarem uma igreja uma ou duas vezes por semana enquanto Jesus as chamou (e também nos chamou) para SEREM igreja.

O Senhor Jesus nos chamou para SERMOS IGREJA e não simplesmente IRMOS À IGREJA, no entanto ir à igreja é a tarefa mais fácil e talvez por isso seja mais frequente. O Senhor deseja que entendamos que não há uma separação entre a vida dentro da igreja e a vida fora da igreja, porque não há limites para essa separação, sendo que você é igreja ou não.

A igreja não é um local, mas sim o corpo de Cristo (Colossenses 1:24). Se a igreja é o corpo, então o Senhor Jesus Cristo é a cabeça (Efésios 5:23). Assim como em um relacionamento entre homem e mulher, os versículos de Efésios 5:23-27 descrevem o relacionamento entre Cristo e a igreja. A igreja é a noiva de Cristo e o Senhor Jesus Cristo se entregou por ela (por nós), a fim de que seja santificada para apresentá-la "a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Efésios 5:27).

Por acaso o seu corpo desobedece a sua cabeça? Obviamente, não. Da mesma forma, não é possível que uma pessoa diga que É IGREJA se não obedecer o cabeça, que é Cristo. Não é aceitável um comportamento perto dos irmãos diferente do comportamento longe dos irmãos. Se isso acontece, hipócrita é aquele que se comporta assim. "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:8).

Precisamos rever nossas atitudes confrontando-as com as atitudes de Cristo. Você sonega impostos? Jesus os pagou. Você mente? Jesus não. Você desobedece as autoridades? Jesus as obedeceu.

Confrontando as nossas atitudes com o caráter de Cristo, descobrimos que ainda precisamos de grandes transformações. Porém, mesmo que seja difícil renunciarmos nossas próprias vontades, não podemos perder o foco nem um dia sequer, porque estamos sendo aperfeiçoados por Deus dia-a-dia.

Ir à igreja é necessário (Salmos 133:1) e SER IGREJA também é essencial. SER IGREJA é obedecer a Cristo em tudo. Não importa onde você esteja, Deus quer você SEJA IGREJA.

Viver em Verdade

Nenhum comentário: