14 julho 2008

SINOPSES DE REVISTAS

Radiobrás


Veja


- FALA, DANTAS! – 20 escândalos dos governos FHC e Lula que o banqueiro preso e solto, preso e solto, pode esclarecer

Entrevista/Carlos Ayres Britto – Pela transparência – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral defende eleições sem restrição e diz que os políticos, com exceções, são epicuristas. (págs. 13, 16 e 17)

Dantas contra a parede – O banqueiro que esteve no centro dos maiores escândalos de corrupção da última década foi preso duas vezes em uma única semana. Ah, se ele contasse o que sabe! (págs. 47 a 51)

A guerrilha na PF - Divisões internas minam a instituição e as investigações. (págs. 52 a 58)

Um momento de ouro – Vendas das 500 maiores empresas do país alcançam a cifra de 1 trilhão de dólares. (pág. 116)

Um ano depois do desastre - ... ainda falta muito para que o país resolva os problemas que levaram o caos aos aeroportos brasileiros. (págs. 124 a 129)

------------------------------------------------------------------------------------

Época


- POR QUE DANIEL DANTAS ASSUSTA TANTA GENTE – Os bastidores e as conseqüências da operação que prendeu o banqueiro – Os riscos das ações espetaculares da Polícia Federal

A força das verdades – Por não se furtar a investigar políticos ou banqueiros – como Daniel Dantas -, a Polícia Federal tornou-se a instituição que mais avançou no combate à corrupção nos últimos anos. Mas transformar suas ações em espetáculos de mídia é um risco para a democracia. (págs. 38 e 39)

Por que Dantas assusta – Os bastidores políticos, as denúncias e as conseqüências da operação da Polícia Federal que prendeu o polêmico banqueiro do Opportunity. (págs. 40 a 45)

Por dentro do universo de Dantas – A vida do aluno brilhante que virou mito no mercado financeiro, montou o próprio banco e conquistou uma legião de inimigos. (págs. 47 a 49)

O midas na mira – Em uma nova operação, a PF vasculha a casa do bilionário Eike Batista. (pág. 50)

Meio século de atraso – O Brasil gasta 8% da renda nacional com saúde. Esse número está na média dos países em desenvolvimento, mas esconde profundas desigualdades. (págs. 69 a 73)

Mais saúde com os mesmos recursos – A receita da União é recorde. Mas o dinheiro para o sistema público minguou, o que sobrecarrega Estados e municípios. (págs. 74 e 75)

Nossas ilhas de excelência – No Brasil, o serviço público de primeira qualidade e acessível a todos se limita ao programa contra a aids, à vacinação e aos transplantes. (págs. 76 a 78)

A solução começa pela união – Para que a saúde melhore no Brasil, será preciso trocar a velha rivalidade entre o serviço público e o privado por uma colaboração pragmática. (págs. 79 a 82)

Quando a pública ganha da particular – Quem são os pais que optam pelas escolas estaduais e municipais. O que eles ensinam a seus filhos – e ao Brasil. (págs. 125 a 130)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ


- DANIEL DANTAS – SALVATORE CACCIOLA – NAJI NAHAS – CELSO PITTA - POR QUE ELES FORAM PRESOS? – Dinheiro e poder são as marcas desses senhores. A polícia aponta que eles são responsáveis por alguns dos maiores crimes financeiros do País. Conheça os documen

Entrevista/Luiz Fernando Corrêa – “Qualquer autoridade pode ser investigada” – Diretor-geral da PF diz que as megaoperações acontecerão enquanto houver corrupção e que nem o ministro da Justiça, seu superior, está livre delas. (págs. 6, 10 e 11)

Uma investigação explosiva – Como a operação da PF, que levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito Celso Pitta, desencadeou uma crise institucional, dividiu a Justiça e desembocou num jogo de ameaças que ainda está longe de terminar. (págs. 28 a 34)

O MST fora do lugar – Estudo mostra que o governo não faz a reforma agrária onde os sem-terra estão organizados. (págs. 38 e 39)

O candidato-poste – O empresário Márcio Lacerda surgiu com o apoio do PSDB de Aécio Neves e do PT de Lula, mas ainda é um desconhecido do eleitorado de Belo Horizonte. (págs. 40 e 41)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro


- O OPPORTUNITY RESISTE? - O banqueiro Daniel Dantas é preso numa ação policial que assusta investidores. Como a instituição vai conseguir operar daqui para a frente, com a credibilidade abalada

G8: Será que tem lugar para o Brasil? - A França quer o País no bloco dos ricos, mas muitos ainda resistem. (págs. 36 a 38)

A sombra que atormenta Daniel Dantas – Preso pela Polícia Federal, solto e preso novamente, o empresário mais polêmico do País enfrenta o desafio de manter as aplicações de seus clientes, no momento em que o governo ameaça vasculhar a vida financeira de todos eles. (págs. 44 a 51)

Embraer foge da turbulência – Novo presidente vence seu primeiro desafio e, após um ano no comando, repõe empresa na rota do crescimento. (págs. 64 e 65)

------------------------------------------------------------------------------------

CartaCapital


- É SÓ O COMEÇO - - ESPECIAL – CONHEÇA A HISTÓRIA DE MAIS DOIS TORTURADORES DO DOI-CODI

Caça aos torturadores – Ditadura – Os capitães Lisboa e Homero, mais dois agentes do antigo DOI-Codi localizados, fogem de explicações. E o Ministério Público amplia a lista de investigados. (págs. 10 a 15)

Sextante – Antonio Delfim Netto – A inflação é a mesma – Como nos anos 70, o mundo todo está desconfiado e volta a procurar três fontes de sobrevivência: alimento, energia e poder militar. (pág. 22)

A ponta do iceberg – Satiagraha – A operação deita suas raízes nas privatizações do governo tucano. (págs. 24 a 33)

Cairia o queixo de Rui Barbosa – Gilmar Mendes – Quando a precipitação esquece a jurisprudência e dá em nada. (págs. 33 a 35)

Exemplar sr. Dantas – Reflexão – As aventuras do banqueiro cabem à perfeição numa visão de mundo elaborada por Gêngis Khan e Al Capone. (págs. 36 e 37)

O jornalismo avestruz – Omissão – Para proteger a si própria e aos graúdos, a mídia reduz o alcance do caso. (págs. 38 a 40)

Ecos ouvidos mundo afora – Repercussão – Certos jornais caem no conto da imprensa brasileira e citam o mensalão. (págs. 41)

A tempestade continua – Argentina – Após uma trégua, os ruralistas voltam a fechar o cerco aos Kirchner. (págs. 44 a 46)

Apenas promessas – G-8 – Os países mais ricos do mundo têm encontro de cúpula, discutem a crise, mas de boas intenções o inferno está cheio. (págs. 48 e 49)

------------------------------------------------------------------------------------

EXAME


- FIAT - A EMPRESA DO ANO – Nenhuma companhia aproveitou tão bem a euforia do mercado brasileiro de automóveis quanto a Fiat. Com vendas e lucros recordes, a montadora foi a melhor empresa de Melhores e Maiores 2008 - ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PRESIDENTE

Muito perto de fazer o primeiro trilhão – Na 34ª edição de Melhores e Maiores, de Exame, as empresas mostram desempenho excepcional: as vendas das 500 maiores cresceram 7,5% e somaram 970 bilhões de dólares. (págs. 26 e 27)

“Não vamos deixar a inflação voltar” – Em entrevista exclusiva a Exame, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que fará tudo para manter a estabilidade, que não desistiu das reformas e que a crise mundial de alimentos é uma grande oportunidade para o país. (págs. 38 a 42)

Do bagaço ao megawatt – Maior geradora de energia elétrica, a Equipav ilustra a face mais moderna dos produtores de açúcar e álcool. Agora, as usinas querem ser vistas como “refinarias de energia”. (págs. 44 a 47)

Um xerife na berlinda – A sucessão do Cade virou uma novela com fogo amigo e lobby de empresas no Senado contra o nome de Arthur Badin, indicado para presidir o órgão. (págs. 50 a 52)

Números para o gosto da freguesia – Em teoria, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) deveria apenas ajudar a compreender o Brasil. Na prática, virou um belo gerador de prejuízos para a reputação do governo. (págs. 54 e 55)

A mamona não foi sustentável – Chamada de “parceira” pelo governo e apontada como exemplo em energia alternativa, a Brasil Ecodiesel vive uma grave crise – suas ações caíram 70% em um ano e a empresa não está cumprindo os contratos de produção. (págs. 56 a 58)

O clone de Eike Batista – Benjamin Steinbruch vai fatiar a CSN em cinco novas unidades de negócios – um plano inspirado na trajetória do homem mais rico do Brasil. (págs. 64 a 66)

Os oráculos do petróleo – Arjun Murti, o Goldman Sachs, ficou célebre ao prever com precisão as últimas altas do petróleo. Ele e outros apostam num barril a 200 dólares. Estarão certos? (págs. 74 a 76)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: