06 julho 2008

SINOPSES DE REVISTAS

Radiobrás


Veja


A vida começa aos 50

Eles e elas não querem saber de aposentadoria, abrem negócios, voltam a estudar e aproveitam a vida como nunca

O resgate de Ingrid Betancourt - uma derrota pesada para as Farc

Entrevista: Edwin Aldrin - Hora de voltar à Lua - E, depois, de colonizar Marte. É o que propõe um dos primeiros homens a pisar na superfície lunar. (págs. 11 a 15)

Pelos motivos errados - PMDB quer que o presidente Lula demita o ministro da Saúde, poruqe ele atrapalha o fisiologismo. (págs. 58 e 59)

Lei seca, a missão - O Brasil já tinha uma legislação que limitava o consumo de álcool ao volante. Se ela não funcionava, o que garante que está funcionará? (págs. 60 a 62)

Não é só o "feijãozinho" - A inflação tem um forte componente externo, mas as ameaças internas estão longe de ser desprezíveis. (págs. 68 a 70)

As sementes podres da bolsa - A prisão dos donos da Agrenco mostra que o mercado de capitais brasileiro precisa aprimorar seus controles. (págs. 72 e 73)

"Somos do Exército. Vocês estão livres" - O resgate de Ingrid Betancourt não foi só uma vitória de Uribe. Foi uma vitória da civilização sobre a barbárie. (págs. 77 a 80)

------------------------------------------------------------------------------------

Época


Como proteger seu dinheiro da nova inflação

Por que ela agora voltou diferente - e o que precisamos fazer para derrotá-la mais uma vez

O que a libertação de Ingrid significa para o futuro das Farc e do terrorismo na América Latina


A lei seca do trânsito vai pegar?

A luta de Meirelles contra a nova inflação - Diante de um cenário global turbulento, o Brasil enfrenta o desafio de conter a alta dos preços sem comprometer as conquistas recentes da economia. Para isso, o BC deverá subir o juro. Mas será que o resto do governo fará sua parte? (págs. 38 a 44)

Uma inimiga persistente - Até o Real, cinco planos econômicos fracassaram na tentativa de combater a inflação brasileira. (págs. 46 e 47)

Quando a ideologia cala o debate - Como os novos dirigentes do Ipea estão transformando um dos principais institutos de pesquisa do país num centro de intolerância. (págs. 59 e 60)

A imagem da vitória - O resgate de Ingrid Betancourt, em poder das Farc havia seis anos, desmonta o que restava da guerrilha, fortalece o governo de Álvaro Uribe e cria uma esperança de paz para a Colômbia. (págs. 100 a 105)

Agora, nem um gole de álcool - A nova lei de trânsito adotou tolerância zero com a bebida - uma discussão que opõe a mão pesada do Estado a um monte de cadávares. (págs. 106 a 108)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ


O triunfo da hipnose

O método é finalmente reconhecido pela medicina e passa a ser usado com sucesso no tratamento de várias doenças

Ingrid Betancourt

Do cativeiro à libertação, uma história emocionante

Gilberto Gil - O ministro que sumiu de Brasília

Entrevista - Heloísa Helena - "Lula comprou os movimentos sociais" - Ex-senadora chama o presidente de neoliberal e se candidata a vereadora com olhos no Planalto em 2010 - para empurrar o País à esquerda. (págs. 6 a 11)

O ministro sumiu - A Pasta da Cultura gasta só 13% do seu orçamento em 2008, enquanto Gilberto Gil se dedica a lançar seus CDs no exterior e passa mais tempo de licença do que trabalhando em Brasília. (págs. 32 a 34)

Novos esqueletos no armário - TCU aponta irregularidades no Ministério do Turismo durante a gestão de Walfrido dos Mares Guia. (pág. 35)

A "lôra" contra a morena - Em Fortaleza, a disputa entre a prefeita Luiziane Lins e a senadora Patrícia Saboya separou os irmãos Cid e Ciro Gomes. (págs. 36 e 37)

O canteiro de obras do PAC - Construções como o Canal do Sertão Alagoano, o Rodoanel de São Paulo e as Eclusas de Tucuruí mostram um programa que começa a sair do paoel. (págs. 38 a 42)

O casal do barulho - O senador Romero Jucá apóia a indicação da ex-mulher para o Ministério das Cidades, de onde lá teria desviado dinheiro, segundo a PF. (págs. 46 e 47)

A epopéia de Ingrid Betancourt - Sorridente e bem-disposta, a ex-senadora colombiana ressurge de seis anos de cativeiro com a estatura de uma heroína. (págs. 92 e 93)

Camisinha para todos - Máquinas de preservativos nas escolas expõem a delicada relação entre sexo e adolescência. (págs. 54 e 55)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro


Rico & Aposentado

A Bolsa o assusta? - Saiba como planejar um futuro com muito dinheiro a partir de investimentos regulares em ações, mesmo em tempos de crise

Desglobalização

O petróleo caro muda o mundo

Texaco - A história da saída do Brasil

Entrevista/Aloizio Mercadante - "A inflação não deve ser combatida com recessão" - O senador Aloizio Mercadante, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e um dos conselheiros econômicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem se preocupado com dois temas: petróleo e inflação. (págs. 22 a 24)

A asa negra da globalização - Disparada do petróleo atinge em cheio os custos de transportes e obriga multinacionais a rever sua presença ao redor do mundo. (págs. 28 a 31)

Como enxergar a economia brasileira - Nunca houve tantos sinais contraditórios como agora. O setor produtivo vai bem, mas analistas já apontam uma inflexão no mercado financeiro. O grande desafio é conectar um fenômeno ao outro. (págs. 40 a 42)

Quero ser a Embraer - Como a Helibras, com sede em Minas Gerais, pretende entrar para o clube dos fabricantes de helicópteros de última geração. (págs. 54 a 56)

O fator Texaco - A venda da distribuidora pode sair a qualquer momento. E não será a única do setor. (págs. 70 a 72)

------------------------------------------------------------------------------------

CartaCapital


Família brasileira - Menor e mais saudável

Em uma década, a taxa de fecundidade aproximou-se de índices europeus, a mortalidade infantil caiu 44% e ampliou-se o acesso ao pré-natal. Dado preocupante: dobrou o número de adolescentes grávidas

Portos Pierdomenico, indicado de Dilma, fã de contratos sem licitação


Ressaca: depois da euforia, as ações do setor imobiliário afundam na bolsa

O lugar do pai - Guarda compartilhada - A lei que divide responsabilidades sobre o filhos gera resistências femininas e esbarra em disputas nem sempre civilizadas entre os ex-casais. (págs. 10 a 15)

Família de cara nova - Saúde pública - Pesquisa nacional mostra que o Brasil se livrou de antigas mazelas.Terá novos desafios, como a obesidade. (págs. 22 a 26)

Desmandos no cais - Porto de Santos - O indicado por Dilma favoreceu empresas com doação de área. (págs. 28 a 30)

Pedofilia mapeada - CPI - Comissão Parlamentar utiliza um software para localizar milhares de contas suspeitas do Orkut e os pontos de acesso. (págs. 32 e 33)

Tempo mais que perfeito - Colômbia - Uribe, orientado pelos EUA, faz o resgate no momento ideal para seu governo. (págs. 40 a 42)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: