As missões podem ser entendidas por meio de uma forma horizontal e outra vertical. A missão no sentido horizontal é a expansão territorial do Evangelho. Trata-se de alcançar os lugares inalcançáveis trazendo-lhes a mensagem da salvação. A maioria dos povos não alcançados está localizada na janela 10/40.
O modelo celular tem provado ser um sistema eficaz de penetração em muitos desses países onde existem restrições severas para a proclamação do Evangelho por meio dos meios tradicionais. Igrejas em células no mundo livre são veículos de treinamento para aqueles que são chamados para os países de acesso restrito.
No sentido vertical, missão é a extensão do Evangelho, tornando-o mais profundo para os crentes comprometidos. Em vez de apenas alcançar as pessoas com a boa notícia, as missões verticais ajudam os crentes a se tornarem fortes discípulos de Cristo que realmente vivem as reivindicações do Evangelho.
Há um certo paradoxo entre as missões verticais e as horizontais. Alguns dos países mais "atingidos" no sentido horizontal também são os menos discipulados verticalmente. Por outro lado, aqueles de difícil acesso ao Evangelho, por vezes, têm uma caminhada mais profunda, mais comprometida com Jesus.
No sentido vertical, o modelo celular também desempenha um papel essencial. É o melhor ambiente para fazer discípulos e para ajudar aqueles discípulos a viverem as exigências do Evangelho. Por essas razões, o modelo celular e o de missões estão intimamente relacionados. Missões são fundamentais para o trabalho celular e os aspectos horizontal e vertical não podem ser separados.
Pr. Mario Vega
25 agosto 2011
Missão Horizontal e Vertical
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário