12 agosto 2009

ATENDENDO PEDIDOS

A coluna do advogado Fernando Guapo desta semana no Paraná Jornal.

Boa leitura e boa reflexão.


O DITADOR QUE VEIO DE FORA



Os regimes totalitários sempre preocuparam o mundo, as liberdades ideológicas, culturais e democráticas. Lembram-se daquela cidadezinha do interior onde o Forasteiro se instalou depois de “ganhar” a campanha eleitoral para prefeito? Lembram-se que foi dito que o povo daquela cidade acabaria por ficar triste tendo em vista que as promessas do peregrino não iriam se cumprir? Pois bem, o presságio está se realizando. Primeiro o forasteiro peitou os vereadores, não se sabe como, só se sabe que tem vereador que morre, mas não vota contra o estrangeiro. Lealdade ou alguma coisa muito estranha liga o prefeito a pelo menos cinco vereadores daquela cidadezinha do interior. Ali, onde antes reinava a ordem e a paz, hoje reina a desconfiança, a discórdia e o jogo sujo. O nobre alcaide, que veio de fora, transformou a cidade pacata e feliz numa cidade triste e de orelhas em pé, sempre à espreita do próximo golpe. Depois de obras sem licitação, contratação de advogados caríssimos para defender seus interesses particulares, compra de terreno por preço absurdo para fazer loteamento para os amigos, o homem que veio do frio implantou a ditadura branca na administração pública. Criou, na prefeitura da pobre cidadezinha ordeira e pacata de antanho, três super secretarias que centralizarão toda a administração pública. Pergunta-se: Por que? Para quem? A primeira indagação é irrespondível, a segunda é de voz corrente que o andarilho que veio das trevas pretende colocar sua esposa para “trabalhar” na prefeitura e cuidar de uma secretaria que vai abraçar praticamente tudo. Será para a esposa mesmo? Ou será mais um tripúdio do famoso Forasteiro? Até hoje, nestes cinquenta e tantos anos de emancipação política, aquela cidadezinha foi regida por um esquema que deu certo. É uma bela cidadezinha do interior, povo ordeiro, gente simples, desacostumada a grandes transformações que sabemos todos onde vai dar, né não Mané?! Sê sabe né?! Você, mais do que ninguém, sabe onde isso vai dar . Você ajudou a “arrumar” votos para o eremita, foi não? Foiiiii, eu sei, só não posso provar. Fazer o que, né não meu povo? Temos que esperar que algum milagre aconteça e que nos livremos desse mal, só não sei se o mal maior é o peregrino ou a camarilha de vereadores que lhe dão suporte. Me diga aqui, ô seu Zé, que diabos liga o homem com seus vereadores servos fidalgais? Que mistério é este?!... Sei não, sei não, há algo de podre no reino Forasteriano. Eu só sei de uma coisa, sacramentado um partido que pretende ser forte e que está se estruturando, um vereador pelo menos vai pegar o seu boné e... adeus viola.


Ah! Fique de olho para ver quem são os compradores do loteamento público perto da Cooperativa Integrada. Fique de olho!!!


Fuuuiiiii!!!



Um comentário:

Anônimo disse...

É uma pena que uma cidade pacata de interior, possa estar se transformando em alvo de tantos bandidos e ladrões, coincidentemente, vindos de cidades vizinhas a esta, assaltando farmácias, bares, lojas de roupa, enfim, a população em geral. Acredito que esta seja uma prática já aceitável pelo povo provinciano da pacata cidade, que acaba por esconder-se no medo, na insegurança, e na força política que lhes fora imposta sob promessas de falso conluio com os propósitos dos seus pobres munícipes. Mas, quem sabe um dia, prevalecerá a lei Divina, e para os nossos filhos e netos, a luz da justiça brilhe muito mais iluminando o caminho da esperança de uma cidade provinciana.