Recente consulta do Ministério da Justiça com 65 mil profissionais de segurança pública (policiais civis e militares, bombeiros, guardas municipais e agentes) sobre o contexto em que estão inseridos trouxe uma informação inusitada sobre religião: Quando perguntado aos profissionais da segurança pública em que campos eles gostariam de aprofundar seus conhecimentos, além dos cursos e especialidades oferecidos na corporação, cerca de 28% responderam que gostariam de estudar Teologia. A escolha por Direito ou Criminologia apareceu em primeiro lugar para os profissionais de todas as corporações, com exceção dos bombeiros, para os quais essa opção veio em terceiro lugar (Informática e Educação Física vieram na frente). Também aparecem na frente da Teologia a Comunicação (62%), Psicologia (56%), Administração (54%), Ciências Sociais (38%) e Estatística (31%).
Os primeiros resultados da pesquisa "O que pensam os profissionais da segurança pública, no Brasil" foram divulgado em 25/8. A iniciativa abre um espaço exclusivo para estes profissionais, livres de condicionantes institucionais, expressarem diretamente suas opiniões. O parágrafo de abertura do relatório da consulta declara: "Finalmente entra em cena, com direito a voz e exercitando a liberdade de crítica, o principal ator no drama da segurança pública, o protagonista de épicos e tragédias, o cidadão comum e trabalhador -- sempre alvo de cobranças, frequentemente objeto de preconceitos --,aquele que, até hoje, paradoxalmente, não foi escutado e, por vezes, foi silenciado: o policial; a policial. E também o bombeiro militar, o guarda civil municipal e o agente penitenciário".
A questão da ocorrência com morte preocupa bastante o profissional da área de Segurança Pública. Quase 100% deles concordam que, o procedimento em caso de profissional de segurança participar de ocorrência com morte é "garantir-lhe apoio jurídico e psicológico".
O estudo deve ser lido também por religiosos porque, a partir da análise da visão do profissional, é possível entender as circunstâncias que cercam sua rotina e como o poder público pode atuar como ente de transformação cultural. Também serve para que se torne público o sentimento existente entre os operadores de segurança com relação à percepção das suas instituições.
FONTE: Agência Soma, 26/08/2009 - Publicado em 31.08.2009
31 agosto 2009
QUASE 30% DOS POLICIAIS GOSTARIAM DE ESTUDAR TEOLOGIA
URIBE DIZ QUE ESTÁ COM GRIPE SUÍNA
Sintomas apareceram depois de encontro da Unasul, onde o colombiano se reuniu com líderes da região
Efe e Afp
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, contraiu a gripe H1N1 (suína), confirmaram ontem autoridades em Bogotá. Uribe começou a se sentir mal na sexta-feira, logo após participar da reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) em Bariloche, na Argentina, com a maior parte dos líderes da região - entre eles o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ocasião, Uribe e outros presidente passaram mais de seis horas em uma sala fechada debatendo sobre o polêmico acordo militar que permitirá aos EUA usar sete bases militares na Colômbia. Análises confirmaram no sábado o contágio. Segundo o ministro de Saúde da Colômbia, Diego Palacio, Uribe deve permanecer em repouso, mas sua situação é boa. "A evolução clínica é satisfatória", diz um comunicado oficial. "Ele permanecerá isolado por prudência enquanto se recupera."
À noite, o porta-voz da presidência colombiana, César Velásquez, disse ter contactado todos os presidentes que estiveram no encontro da Unasul para avisar que o líder colombiano estava doente. Nenhum parente de Uribe até a noite de ontem havia dado sinais de também ter contraído a gripe.
30 agosto 2009
ASTORGA NAS MÃOS DE QUEM DÁ MAIS
Abaixo, na íntegra:
O PREFEITO DE ASTORGA O SR. Arquimede Ziroldo, a tem governado com mãos de ferro, depois de criado as três super secretarias onde sua esposa eh a detentora de 40% do orçamento da prefeitura, como se não bastasse tem as licitações onde se eh impossível de concorrer, por articulações e combinações exclusas. Foi vencida uma de $ 240.000,00 para a confecção de uniformes da rede minicipal. A empresa vencedora foi a casa dos uniformes de Maringá onde uma empresa laranja o representou, se vc abrir o jornal o diário de Maringá, vera vagas para costureiras que eles estão precisando emquanto aki em astorga inúmeras facções estão paradas ou até mesmo trabalhando para a tal. Isto eh uma vergonha....
26 agosto 2009
MAIS UMA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO
Como assim, já pagou?
Primeiro o prefeito gasta, daí depois ele pede autorização para a câmara?
Gente, isso é totalmente errado.
O processo é inverso. Primeiro a autorização da câmara, depois a ação do prefeito.
É importante os vereadores sempre lembrarem que eles se tornam responsáveis por tudo aquilo que aprovam.
Onde chegamos... não consigo acreditar que isto esteja acontecendo em Astorga.
O senado está perdendo feio.
22 agosto 2009
MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA CONTRATAÇÃO DE 1ª DAMA
http://portal.rpc.com.br/jm/online/conteudo.phtml?tl=1&id=916736&tit=MP-investiga-criacao-de-super-secretarias-em-Astorga
21 agosto 2009
20 agosto 2009
18 agosto 2009
16 agosto 2009
SÓ DE SACANAGEM
Hoje minha crônica vai reproduzir um texto belíssimo da poeta (muitos querem poetisa, eu prefiro poeta) Elisa Lucinda “SÓ DE SACANAGEM”, diz assim: “Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta à prova? Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar. Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau." Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo, mas se a gente quiser, vai dar para mudar o final!”
Essa é a mensagem que deixo para aqueles que confiaram nos políticos que governam nossa cidade.
Só de sacanagem vou participar de um partido que, depois de estruturado, vai botar no olho da rua quem descumpriu seus compromissos com o povo e vendeu-se para o “poder”.
Só de sacanagem denuncio aqui a exoneração do Sr. Caio Bortoluzzi pelo prefeito municipal, num ato de covardia com quem não tem condições físicas para se locomover, é um “cadeirante”. Lamentável fato, atitude de quem não tem um mínimo de consideração com o próximo.
Artigo publicado no Paraná Jornal - Edição 443.
15 agosto 2009
PARANÁ JORNAL - Edição 443
- PSC de Astorga dá importante passo para candidatura de deputado estadual
- Prefeitura de Astorga realizará concurso público
- Caso Zezão: audiência de instrução prossegue
- Possíveis mudanças na Defesa Civil geram preocupações
- Preso último acusado da morte de Henrique Siena
- Semana de milagres na Igreja Presbiteriana Renovada de Astorga
COLUNAS:
UMAS & OUTRAS
UNIFORMES
Está acabando o inverno e os alunos da rede municipal não receberam os agasalhos. Esta é a administração construindo para o futuro. Para se ter futuro é preciso fazer no presente.
Líderes precisam saber liderar a si mesmo
GUAPO
Só de sacanagem
SAÚDE EM FOCO
Enxaqueca
ENQUETE DA SEMANA
Se você fosse vereador, você votaria a favor de todos os projetos do prefeito? Por que?
E ainda:
- Coluna Social
- Classificados
e muito mais.
14 agosto 2009
13 agosto 2009
12 agosto 2009
ATENDENDO PEDIDOS
Boa leitura e boa reflexão.
O DITADOR QUE VEIO DE FORA
Os regimes totalitários sempre preocuparam o mundo, as liberdades ideológicas, culturais e democráticas. Lembram-se daquela cidadezinha do interior onde o Forasteiro se instalou depois de “ganhar” a campanha eleitoral para prefeito? Lembram-se que foi dito que o povo daquela cidade acabaria por ficar triste tendo em vista que as promessas do peregrino não iriam se cumprir? Pois bem, o presságio está se realizando. Primeiro o forasteiro peitou os vereadores, não se sabe como, só se sabe que tem vereador que morre, mas não vota contra o estrangeiro. Lealdade ou alguma coisa muito estranha liga o prefeito a pelo menos cinco vereadores daquela cidadezinha do interior. Ali, onde antes reinava a ordem e a paz, hoje reina a desconfiança, a discórdia e o jogo sujo. O nobre alcaide, que veio de fora, transformou a cidade pacata e feliz numa cidade triste e de orelhas em pé, sempre à espreita do próximo golpe. Depois de obras sem licitação, contratação de advogados caríssimos para defender seus interesses particulares, compra de terreno por preço absurdo para fazer loteamento para os amigos, o homem que veio do frio implantou a ditadura branca na administração pública. Criou, na prefeitura da pobre cidadezinha ordeira e pacata de antanho, três super secretarias que centralizarão toda a administração pública. Pergunta-se: Por que? Para quem? A primeira indagação é irrespondível, a segunda é de voz corrente que o andarilho que veio das trevas pretende colocar sua esposa para “trabalhar” na prefeitura e cuidar de uma secretaria que vai abraçar praticamente tudo. Será para a esposa mesmo? Ou será mais um tripúdio do famoso Forasteiro? Até hoje, nestes cinquenta e tantos anos de emancipação política, aquela cidadezinha foi regida por um esquema que deu certo. É uma bela cidadezinha do interior, povo ordeiro, gente simples, desacostumada a grandes transformações que sabemos todos onde vai dar, né não Mané?! Sê sabe né?! Você, mais do que ninguém, sabe onde isso vai dar . Você ajudou a “arrumar” votos para o eremita, foi não? Foiiiii, eu sei, só não posso provar. Fazer o que, né não meu povo? Temos que esperar que algum milagre aconteça e que nos livremos desse mal, só não sei se o mal maior é o peregrino ou a camarilha de vereadores que lhe dão suporte. Me diga aqui, ô seu Zé, que diabos liga o homem com seus vereadores servos fidalgais? Que mistério é este?!... Sei não, sei não, há algo de podre no reino Forasteriano. Eu só sei de uma coisa, sacramentado um partido que pretende ser forte e que está se estruturando, um vereador pelo menos vai pegar o seu boné e... adeus viola.
Ah! Fique de olho para ver quem são os compradores do loteamento público perto da Cooperativa Integrada. Fique de olho!!!
Fuuuiiiii!!!
11 agosto 2009
08 agosto 2009
PREFEITO BEGA NOMEIA ESPOSA EM SUPER SECRETARIA
Ficará ao comando da 1º Dama nada mais que Saúde, Educação, Esporte e lazer, Bem Estar Social e Cultura, estas cinco áreas juntas administrarão mais de 50% do orçamento do município.
07 agosto 2009
O MINERIM
de Minas (perto de Varginha).
- Essa terra dá mandioca?
- Não, senhora. - responde o roceiro.
- Dá batata?
- Também não, senhora!
- Dá feijão?
- Nunca deu!
- Arroz?
- De jeito nenhum!
- Milho?
- Nem brincando!
- Quer dizer que por aqui não adianta plantar nada?
- Ah! ... Se prantá é diferente..
06 agosto 2009
RIGON FAZ REFERÊNCIA AO BLOG INFORMATIVO PITANGUEIRAS
http://angelorigon.blogspot.com/2009/08/sangrando-os-cofres-publicos.html