31 outubro 2006

CAMPANHA 'Xô Sarney'

Quem viu o crescimento da divertida campanha “Xô Rosengana”, durante as eleições, nem imagina que a idéia surgiu por acaso, em Macapá, capital do Amapá. Por lá, onde o maranhense José Sarney se candidatou pela terceira vez ao Senado e saiu vitorioso, um cidadão pichou o muro da casa com a expressão: Xô Sarney! Daí, a experiente jornalista amapaense Alcinéa Cavalcante, 50, viu o satírico recado e percebeu o forte apelo popular da brincadeira. Ela não teve dúvidas, publicou a expressão (com direito a uma caricatura de Sarney) no seu blog, desencadeando pela internet uma campanha contra a presença do político maranhense no Amapá.
“Coloquei no blog, porque achei uma idéia legal. Eu sempre achei o Sarney um grande mal para este país. Ele não é só um mal para o Amapá. Portanto, já estava na hora dele sair de cena, pelo menos, por aqui. Queríamos devolvê-lo para o Maranhão”.
A campanha “Xô Sarney” entrou na internet, em 25 de agosto deste ano. Logo no dia seguinte, Sarney entrou na justiça para retirar o blog de Alcinéia da rede. “No dia 30, o meu blog estava fora do ar. Resistiu por uma semana. Depois entrei numa rede de hospedagem estrangeira e distribuí a idéia em todo o Brasil e pelo mundo”, contou. Ela acrescentou que com a divulgação na internet, a campanha “Xô Sarney” virou uma febre, pois mais de 50 mil blogs reproduziram a expressão. “O Brasil inteiro aderiu à idéia e muitos colegas que moram no exterior também apoiaram a campanha”, lembrou. Alcinéa Cavalcante contou que Sarney continuou a realizar uma perseguição implacável ao trabalho da jornalista, entrando na Justiça contra tudo que ela escrevia sobre a candidatura dele. Por causa dos processos, no momento, Alcinéa possui uma dívida de mais R$ 600 mil, com os cofres da Justiça. “Eu jamais desistiria de lutar pela liberdade de expressão que é um direito inalienável de todos”. A jornalista comentou que a campanha ajudou a obrigar Sarney a trabalhar para conseguir se reeleger no Amapá. “Ele estava ameaçado de não se reeleger. Daí teve que andar no sol quente, comer poeira nas estradas, pisar na lama, cumprimentar e beijar crianças e idosos. Algo que ele nunca fez antes, pelo menos, por aqui”. Alcinéa ficou muito feliz com o desenvolvimento da idéia da campanha, no slogan: “Xô Rosengana”, que foi difundido, principalmente, pela juventude de São Luís.“A vitória maior foi a derrota de Roseana Sarney no Maranhão. Foi o fim de uma oligarquia, que nunca beneficiou o povo. Os maranhenses deram uma lição ao país”. Ela adiantou que mesmo tendo cumprido dois mandatos no Senado, pelo Amapá, ele pouco ou nada fez pelo estado. “Aqui não tem escola técnica, não tem energia elétrica suficiente, não tem curso superior de medicina, não tem água, ou seja, falta tudo”.
Sobre as multas recebidas, ela explicou: “Recorri ao Tribunal Superior Eleitoral e estou esperando a decisão do juiz”.

A jornalista nascida no Amapá, Alcinéa Cavalcante é correspondente da Agência Estado, desde 1989. Foi fundadora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá, ocupando no momento o cargo da comissão de ética da entidade. É também vice-presidente da Associação Amapaense de Escritores. Quem se interessar: o blog de Alcinéia pode ser acessado pelo endereço alcineacavalcante.com

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